Um belo gesto.

Chef francês dá aula gratuita de gastronomia em comunidade carente.

O chef francês Olivier Cozan deu uma aula gratuita de gastronomia para 18 alunos do projeto Juventude Cidadã, na tarde desta terça-feira (18/05), no Complexo da Maré. A iniciativa é uma parceria da ONG Ação Comunitária do Brasil (ACB/RJ) com o Ministério do Trabalho e Emprego. Olivier não cobrou nada pelo evento e ainda arcou com os gastos dos pratos.

A aula começou com a apresentação dos ingredientes e o chef explicou como os pratos seriam feitos. Os educandos fizeram um cordeiro com queijo de cabra de prato principal e pé-de-moleque para a sobremesa, tudo sob supervisão do francês. A coordenadora do projeto Ana Paula Degani apontou a importância de um trabalho como esse para os jovens da comunidade:

É uma ampliação dos horizontes para eles, abre uma nova visão e ainda eleva a auto-estima de todos. O Olivier veio de graça, está apostando nos jovens e isso os motiva muito – contou Degani.

O chef teve um restaurante durante 18 anos no Jardim Botânico e depois em Ipanema, ambos na Zona Sul do Rio de Janeiro. Agora seu objetivo é montar uma escola de gastronomia na cidade, mas afirmou que está sempre disposto a ajudar com o seu conhecimento:

Cada pessoa deve passar o seu saber e é assim que um país cresce. O que eu perdi hoje? Uma tarde? Isso não é nada. Você percebe que tem muita gente interessada e fico satisfeito de poder ajudá-los – disse Olivier.

Esse não foi o primeiro trabalho social exercido pelo francês, que já ensinou gastronomia a dois meninos de rua. Perguntado se não teve medo nessa atividade ou até mesmo de entrar no Complexo da Maré, Olivier foi direto:

Quando você faz o bem, você recebe o bem – afirmou.

O resultado da aula ficou no rosto de satisfação dos educandos, que não tiravam os olhos do chef e de seus ensinamentos e o encheram de perguntas. A educanda Clarinda Bastos anotou toda a aula e demonstrou o seu sentimento com a aula:

Achei ótimo ele ter vindo. Moro em uma comunidade e não acreditei quando falaram que viria um chef francês dar uma aula pra gente. Tudo isso é um motivo de orgulho para todos nós e uma motivação para continuarmos atrás dos nossos sonhos – finalizou Clarinda.

Um belo exemplo a ser seguido!

Parabéns ao Chef  Olivier Cozan e à ONG Ação Comunitária do Brasil.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. rodrigo lopes

    ola! eu sou ,cheff de conzinha ,e gostaria de saber como ,organizar um ,festival gastrono0mico. pois estamos em uma ilha ,um lugar belissimo, e ,estamos buscando ,apoio. se estiver possibilidade de nos ajudar ,eu ,e a gastronomia agradece,obrigado

  2. julia nice ferriera

    bom dia
    meu nome é julia sou assessora cultural e educacional da comunidade da vila rubi,trabalho com projetos sociais dentro da comunidade agora estou querendo trabalhar numa Ong,gostaria de levar o projeto de moda(confeção,até um desfile)montar polo de artesões e também na aréa de culinária em geral(panificação,confeitaria e chocolates)gostaria de passar para outros pessoas os meus conhecimentos.só estou esperando alguma ong me procurar.meu E-mail: [email protected]
    telefone: 011-9-92524071
    fico muito grata
    aguardo a sua resposta
    julia ferreira
    ASSESSORA CULTURAL E EDUCACIONAL DA COMUNIDADE

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.