Fouet – Bia Macineli

cupcakes de natal
Cupcakes de Natal
30 de novembro de 2010
Azeites – por Laura Reinas
2 de dezembro de 2010
Mostrar todos

Bem vinda ao OBA, Bia!

É com muita alegria que apresento para vocês nossa mais nova colunista.

A Bia Macineli é publicitária, baita cozinheira, responsável pelas delícias do Manjar Beatriz Gastronomia. Blogueira – Manjar Beatriz e Francesidades – e Tuiteira – @biamacineli, a Bia é uma pessoa  antenada nas últimas novidades da Gastronomia. Também é aficcionada pela cultura francesa e toda sua influência em nossas vidas.

A partir de hoje, semanalmente teremos a presença mais que especial desta pessoa tão doce, com sua coluna FOUET. Com certeza, o OBA e vocês só terão a ganhar.

Tenho pensado muito em tempo ultimamente. Talvez pq ele tem passado mais rápido ultimamente para mim.Talvez pq não o tenha tanto qto queria. Mas não penso só no tempo ocioso, mas como estamos gastando ele, principalmente no quesito alimentação.

Sou adepta da alimentação fresca, caseira, simples e sem frescura. E chego a provocar estranheza nas pessoas por preferir ir para casa almoçar, ou carregar minha marmitinha,  a ir a um fast food ou restaurante qualquer.

Ok, técnicas e inovações devem fazer parte do nosso dia a dia, principalmente para nós que cozinhamos de forma profissional. Isso promove a mudança e a evolução na cozinha, mas não precisamos inovar muito para, por exemplo, preparar um delicioso bolo para o chá da tarde das crianças, ou de nós mesmos, ou para uma amiga querida.

E quantas vezes vc consegue fazer isso¿

Pense!

Estamos sempre correndo, comendo coisas prontas, ruins, malfeitas, industrializadas e, com isso, deixamos também de compartilhar a vida, pois a comida também une.

Um bolo é, para mim, um dos alimentos mais prazerosos de se preparar, tanto quanto pão, que considero um alimento sagrado.

Sempre que tenho apreço por alguém, presenteio com um pão. Ele é símbolo dos meus sentimentos mais nobres em relação a quem o come.

O bolo, coberto e recheado, é sempre celebração. Quentinho e acompanhado de chá é sempre aconchego. Gelado e úmido é sempre festivo. Frio e fresquinho é sempre um lanche delicioso. E por aí vai.

Por isso escolhi esse alimento para inaugurar minha coluna aqui no Oba, para celebrar mais uma novidade que chega para ocupar meu tempo. Esse mesmo que cada vez mais eu quero gastar com coisas boas. Um tempo que eu dedicarei a todos que lêem esse portal.

Prometo sempre coisas deliciosas para gente, como esses muffins de blueberries.

Allez!


Muffins de Blueberry

Ingredientes:
1 / 2 xícara manteiga sem sal  em temperatura ambiente
3 / 4 xícara
2 ovos grandes
2 xícaras de blueberries frescos, lavados e secos
1 colher de raspas de limão
1 xícara de farinha de trigo (peneirada)
1 xícara de fubá
2 colheres rasas de chá de fermento em pó
1 / 2 colher de chá de sal
1 / 2 xícara de iogurte

Modo de preparar:

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Com uma batedeira bata a manteiga e 3 / 4 de xícara de açúcar em velocidade média até a mistura ficar cremosa. Adicione os ovos, um de cada vez, e bata até agregar. Separadamente, amasse com as mãos meia xícara de blueberries, até formar um liquido. Adicione à mistura de manteiga juntamente com as raspas de limão, batendo para incorporar. Em uma outra  tigela misture os ingredientes secos: a farinha, o fubá, o fermento e o sal. Aos poucos adicione a mistura dos secos com o iogurte e à mistura da manteiga alternadamente , começando e terminando com a farinha. Delicadamente acrescente a 1 1 / 2 xícaras de blueberries restantes.Coloque em forminhas de papel para muffins e polvilhe com o açúcar restante . Asse por cerca de 25 minutos.

Na dúvida, coloque um palito de dente no meio e, se sair seco, seus bolinhos estão no ponto certo de serem retirados do forno.

Se quiser transformar seus bolinhos em lindos cupcakes, misture 1 cx de cream cheese, um pouco de açúcar de confeiteiro e bata até ficar bem cremosa. Coloque em saco de confeitar e decore os muffins graciosamente. Finalize a decoração com um blueberry sobre cada bolinho.

Celular:  11 8784 5832

www.manjarbeatriz.blogspot.com

www.francesidades.blogspot.com


Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

3 Comentários

  1. Marcos Lee disse:

    O site Oba gastronomia ta de parabéns por trazer a esta coluna deliciosa, parabéns!

    Bia, que delécias de muffins, fiquei com muita vontade, bjos.

  2. Fatima disse:

    Oba! que delicia Bia, com certeza sucesso!
    beijocas.
    Vamos que vamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.