Fouet – Bia Macineli

Almoço de domingo
20 de dezembro de 2010
Frutas de Natal
22 de dezembro de 2010
Mostrar todos

Picnic – Comer com a natureza.

Bia Macineli nos leva a um delicioso picnic em um lindo lugar.

Fim de ano não é só época de festas e ceias. É tempo de confraternizações de todos os tipos e também de dar uma pausa para curtir a vida e repensar o ano!

Com o início do verão hoje à noite, dias ensolarados prometem ainda um convite a mais para aproveitar a vida ao ar livre. Então, por que não reunir a família, ou os amigos, ou namorar, ou simplesmente ver a vida passar num delicioso piquenique¿

Um dos últimos desafios do Manjar Beatriz este ano foi organizar um piquenique para o grupo de um grande Banco aqui em São Paulo que queria sair do trivial das festas de fim de ano e fazer sua confraternização junto à natureza. Amamos a idéia e nos dedicamos a cada detalhe para viabilizar esse evento corporativo tão diferente!

O local foi a Fazenda Ipanema, em Iperó, que abriga o sítio histórico cultural da Real Fábrica de Ferro de Ipanema, berço da Siderurgia Nacional, e que chegou a fabricar duas toneladas de ferro por dia. Um recanto sossegado, quase privativo, 130 km de São Paulo, no qual eu e minha equipe montamos um cenário agradável, cheio de referências, com comidinhas deliciosas, para que todos curtissem um dia delicioso no campo.

Para driblar a distância do Buffet em relação ao local do evento, a rusticidade e também uma  certa carência de infraestrutura, e levando em conta ainda o calor daquela região, optamos por um cardápio leve e muito prático de servir e degustar:  café da manhã frugal e um almoço composto de brusquetas de tomatinhos confit e de caponata italiana, salada de macarrão, cuscus de frango, quiches de cogumelos, wraps de haddock defumado com maçã verde.

Opções bem açucaradas fizeram a festa na hora da sobremesa: brigadeiros gourmet de limão siciliano, nozes, chocolate e nutella, arroz doce da fazenda, mini tartes de noz pecan e frutas frescas. Para acompanhar, águas, sucos, refrigerantes e um refrescante rosé que abriu os trabalhos muito bem! Rs

Decoramos cada quiosque e dispusemos toda infra para que todos ficassem muito confortáveis: baldes com gelo, bebidas em coolers, copos, pratos, guardanapos e talheres, flores para alegrar o encontro, e a clássica toalha quadriculada, claro.

Infelizmente no Brasil não temos muito o hábito de fazer piqueniques. Mas em países como a Itália, por exemplo, você pode comprar seu kit já pronto para se deleitar no parque. E olha que temos sim belos cenários para aproveitar por aqui!

Por isso quis contar essa “aventura” aqui na Fouet essa semana, para que você se inspire, não deixe de “produzir” um encontro desses, invista num cenário bem bonito e em comidinhas bem caprichadas, e aproveite bem o final do ano!

Ah! Leve ainda almofadas, música, um bom livro e essa receitinha bem simples, mas muito gostosa, que dá para preparar no próprio local que você escolher para “piqueniquear”.

Feliz Natal para todos!

Wraps de Haddock com maça verde

Pão folha (mais fino que o pão sírio)

Cream cheese

Maça verde fatiada (Você deve fatiar e utilizar rapidamente, pois as fatias escurecem. Uma opção é espremer limão siciliano sobre as fatias que, além de evitar que elas escureçam, também perfuma muito o wrap. Mas tome muito cuidado com o sol e lave bem as mãos após essa etapa)

Fatias de Haddock defumado (Ou Salmão, se preferir)

Folhas de rúcula lavadas

Modo de fazer:

Espalhe uma camada generosa de cream cheese sobre o pão folha. Coloque as fatias de maça verde, as de haddock e as folhas de rúcula. Enrole bem e envolva o wrap com um guardanapo na parte debaixo.

Sirva imediatamente.

www.manjarbeatriz.blogspot.com

www.francesidades.blogspot.com


Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.