Pequenas e grandes comemorações.

Claudia Habas nos conta de seu Reveillon.

Se um pequeno jantar de ano novo já é um acontecimento para todas as famílias, o que dizer dos preparativos para uma Ceia de Reveillon em um hotel? Várias pessoas envolvidas, meses pensando no cardápio, o marketing em torno desta noite, o sacrifício dos funcionários que deixaram seus familiares para alegrar estranhos na passagem do ano.

É isto que a Chef Claudia Habas, do Hotel Dall’Onder em Bento Gonçalves, nos conta um pouquinho.

Dois meses antes da data, começamos a elaboração  do cardápio para a ceia, com a supervisão da gerente de A&B  (Alimentos e Bebidas) Márcia Oliveira. Este cardápio é repassado ao setor de comercial e marketing, para que iniciem a venda para o evento.

Este ano, tentei montar o menu seguindo as tradições e as culturas da região, levando em conta que uma ceia de reveillon deve representar fartura, mesa cheia, farta…Que reflita na felicidade do ano que inicia.

Para este cardápio não podemos deixar de lembrar da famosa lentilha, que é sinal de sorte.

O arroz branco, onde os grãos simbolizam toda a riqueza e a carne de porco(como dizem, o porco anda sempre fuçando para a frente, significa a prosperidade) e por aí  a fora.

Há quem diga que para obter sucesso no ano, devemos ficar longe de qualquer tipo de aves. As aves ciscam para trás e para os supersticiosos, isso indica atraso.

Lembrando, que tudo regado a muito espumante e vinhos. O espumante que não pode faltar para o brinde de ano novo.

Depois vem os pedidos dos insumos para a preparação da ceia. Trabalhamos com um número aproximado de 600 pessoas, em dois ambientes diferentes. Uma ceia feita no CTG Laço velho para 470 pessoas e outra no restaurante do hotel para quase 100 pessoas.

O mais difícil: a montagem de escala de trabalho para este dia. Um dia que as pessoas querem o aconchego da família e não poderia ser diferente.

Porém, levando em conta o amor pela profissão e a emoção de ver cada detalhe pronto, esperando pelo público, é uma coisa muito gratificante.

São várias pessoas envolvidas em um evento assim. Desde o pessoal de vendas, marketig, as gerências, a direção, todo o Hotel.

São três equipes de A&B envolvidas:

A parte dos doces, sob a coordenação da Marli

A parte de saladas, pratos frios e quentes, sob a minha coordenação A parte de salão com a coordenação de Alessandro e César,contando com a supervisão da gerente de A&B, Márcia Oliveira.

Adelinda, com sua equipe que transformou os dois ambientes em cenários maravilhosos….

A casa Bucco, que mais uma vez esteve presente nos eventos do Dal’londer, assando três porcos no rolete.

Um dia de muito trabalho na cozinha, porém com muita harmonia. Este é o diferencial para que o resultado seja satisfatório.

Seis pessoas dando o melhor de si, com prazer, com amor e dedicação.

Quero fazer um agradecimento a toda a equipe de cozinha (vou citar só as pessoas que estiveram sob meu comando): Luci, Teresa, Mauricio, Larri e Daniel que foram meus braços para a preparação deste evento.

Obrigado também para a equipe de apoio: Narciso, Giovani, Vinicius, Paulo, Neusa, Iara, Aione, Jéssica e Marilene. Foram os responsáveis pelo  transporte,  lavagem da louça e  finalização dos serviços gerais.O meu muito obrigada a todos, que fizeram a alegria de quase 600 pessoas.

Segue cardápio:

Ilha de frios:

Composta por 10 saladas elaboradas, tábuas de frios e embutidos, pães, pastas e patês. Pratos como Rocambole de Camarão, Mousse de Tomate Seco, Salada da Fortuna, Patê de Salmão, Aspic de Frutas, Endívias com Parma e Feta, Carpaccio ao molho Dijon e Alcaparras, entre tantos outros.

Ilha de quentes:

Creme de Aspargos Verdes

Arroz branco

Lentilha com Costelinha suína

Farfalle ao molho de Mascarpone e Hortelã

Medalhões de Mignon ao molho de Gorgonzola

Purê de Maçã Verde

Lombo suíno ao Vinagrete de Framboesa

Legumes em Azeite de Ervas e lascas de Pecorino

Javali ao Merlot

Lasanha de Bacalhau

Congrio ao molho de Azeitona Preta

* Na medida do possível, Claudia Habas irá passando as receitas dos pratos servidos nesta noite aqui para os leitores do OBA Gastronomia.

Carolina Figueiredo

Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Este post tem 2 comentários

  1. Que maravilhosa ceia de reveillon. Que tradição de 30 anos cada vez melhor. Com a Cheff Cláudia e sua maravilhosa NOVA EQUIPE. Parabens a todos e um grande orgulho pra nós que estamos há 31 anos lutando pra desenvolver o turismo em Bento e Região.

  2. Foi MARAVILHOSA mesmo essa ceia de Reveilon!!! Regada a mesa farta e saborosa, muito espumante gelado e muita alegria!!!
    A festa estava super animada com o Musical Abertura e com recreação para as crianças (o que ajuda muito as mamães)!!! Decoração impecável e show de fogos que faz jus ao nome SHOW!!! Parabéns a toda a equipe do Dall’Onder!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu