Fala, Fal!

A Clotilde da Fal.

Mais uma fantástica crônica da Fal Azevedo!

Clotilde

Tudo bem, devo confessar: tenho uma ressaca de estimação. A danada se chama Clotilde e é uma minúscula mulher-das-cavernas, que fica agarrada aos meus cabelos, que às vezes esmigalha tijolos nas minhas têmporas, às vezes chuta minha nuca. Qualquer deslize, qualquer tacinha a mais de Bailey’s com gelo, qualquer jarrinha de tequila com soda e limão… batata!.

Dia seguinte eu já levanto da cama com a Clô grudada na minha cabeça.

Os médicos mandam a gente se hidratar, comer coisinhas leves e com pouco tempero e ter juízo da próxima vez. Minha mãe me diz que o bom pra ressaca é um copão de suco de tomate com vodka logo ao acordar, ou cerveja preta batida com ovo no café da manhã. Mas quando foi que a minha mãe já me deu um bom conselho nesta vida? A teoria assombrosa dela é a seguinte: se a ressaca só aparece quando ficamos sóbrios, devemos continuar bêbados.

O mundo está perdido.

Deixo minha mãe e seus elefantes cor-de-rosa pra lá, e sigo o que os médicos dizem.

Não sei vocês, mas numa hora dessas, com Clotilde babando nas minhas orelhas, não posso nem pensar em receitas elaboradas, formas untadas, ingredientes rebuscados, cheiro de comida condimentada e, que Deus me perdoe, cozinha bagunçada. Quero comidinha leve, fácil de engolir e que não agrida o meu já conturbado estômago. Ah, e que, de preferência, possa ser deixada pronta na noite anterior à esbórnia. Hum, e, claro, que eu consiga fazer de óculos escuros.

GASPACHO

Ingredientes

3 pimentões verdes

2 kg de tomates vermelhos (bem maduros)

3 dentes de alho

2 pepinos

200 ml de azeite extravirgem

100 ml de vinagre de vinho

1 xícara de água fria (chá)

sal a gosto

Como eu faço

Descasco os pepinos, tiro as sementinhas dos pimentões, limpo e pico grosseiramente todos os vegetais e bato os ingredientes todos juntos no liquidificador até que eu obtenha uma massa uniforme.

Depois passo numa peneira não muito fina. Tomo bem gelada, meditando sobre os meus muitos pecados da noite anterior. Bom, dos que eu me lembro.

VITAMINA

Ingredientes

2 bananas

2 colheres de mel

1 maçã descascada

1/2 copo de leite

Como eu faço

Bato todos os ingredientes no liquidificador. Se você quiser, pode colocar gelo. Na vitamina e na sua cabeça.

SALADÃO

Ingredientes da salada:

2 maçãs picadas (pode ser com casca)

1 pé de alface americana

10 tomates cereja cortados ao meio

1 lata de milho

2 cenouras raladas

1 pepino ralado

Opcionais: se você tiver um estômago forte (o que não é o meu caso durante uma ressaca, definitivamente), você pode acrescentar à lista de ingredientes uma lata de atum sem óleo. Por um lado é uma proteinazinha, por outro é aquele cheiro de peixe penetrando nos nichos do seu cérebro já debilitado. É melhor deixar pra lá.

Ingredientes do molho: bão, dependem, novamente, das suas possibilidades físicas. Eu espremo dois limões e bato o suco com uma colher de mostarda e um pouco de sal. Mas pessoas de nervos de aço podem acrescentar duas ou três colheres de creme de leite no tempero básico. Ou molho de soja. Ou, ainda (credo, credo, credo!), uma colher de mel.

Preparo

Não tem mistério. Misturo os ingredientes delicadamente, jogo o molho por cima dos vegetais e como devagar, sentindo que meus dois neurônios querem fugir da minha cabeça e jurando que nunca mais, nunca mais.

Até a próxima vez.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 8 comentários

  1. Oi Fal, a receita de gazpacho que faço leva um pedaço de pão velho e um ovo cozido. Foi dica de uma amiga espanhola aqui dos madriles, diz ela que é dá uma textura mais suave ao dito cujo. Fiz duas ou três vezes, confesso que prefiro comprar o de caixinha mesmo, já vem frio, prontinho e cheio de conservantes hehehehe Bj

  2. Com Clô ou sem, receitas de-li-ci-oooooosas 😀

    Beijos, amada!

  3. Por isso que te amo Fal, por estes textos maravilhosos.
    “Tomo bem gelada, meditando sobre os meus muitos pecados da noite anterior. Bom, dos que eu me lembro.” Amei.
    =^.^=

  4. Amei as receitas Fal. Mas em dias assim, eu sequer consigo me mexer, quando muito, um coço de soda ou água tônica quando muito…
    Beijos

  5. Tive uma ressaca esses dias .Contudo, sou como meu pai.Não acredito que tenha sido o número de latinhas que bebi, acho mesmo que foram os salgadinhos fritos que estavam demasiadamente encharcados no óleo.
    Amei as receitas, tentarei da próxima vez.
    Quanto a Alma, que saudade.Vou reler um dia desses, quem sabe depois do Prelúdio…

  6. Como sou um tantinho preguiçosa faria tudo isso SEM estar de ressaca mesmo. Beijo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu