Não sei vocês, mas a gente por aqui adora ficar pela cozinha e tá sempre procurando melhorar algum detalhe, e mesmo quando é pra escolher os revestimentos para cozinhas, não tem como não ficar analisando cada possibilidade, e no mercado existem muitas!
É importante pensar em que área vai ficar o revestimento (quem nunca se apaixonou por um acabamento e descobriu que ele não ia ficar bem onde escolhemos?), na limpeza e nos cuidados que cada tipo de revestimento exige.
Por isso separamos aqui algumas dicas de revestimentos para cozinhas:
1) Limpeza dos revestimentos
É importante sempre ter em mente que na cozinha, por mais cuidadosos que sejamos, sempre é uma área propensa a maiores problemas com a limpeza dos revestimentos.
Verifique as instruções e recomendações de uso do fabricante do revestimento para garantir que a limpeza não irá danificar o revestimento.
Em um lavabo podemos ser mais ousados e escolher materiais que não sejam tão resistentes a limpeza, mas cozinha, por melhor que seja sua coifa, sempre terá que ser um material mais lavável.
2) Cores e Padrões dos revestimentos
Se optar por armários brancos, é possível brincar um pouco mais com as cores e os padrões dos revestimentos, pois não haverá conflito de informações.
Porém, se optar por tons madeirados ou outros padrões de móveis com mais estampas, é preciso escolher com mais cautela a cor e o padrão do revestimento, para evitar que um “apague o brilho” do outro, a não ser que seja essa a sua intenção
As áreas entre os balcões e os armários são interessantes de serem exploradas para o uso de algum acabamento diferenciado.
3) Tipos de Revestimentos
Aqui dá pra se perder na quantidade de tipos de revestimentos e na variedade de revestimentos diferentes:
3.1 Cerâmica
O revestimento com cerâmica é o mais conhecido e amplamente usado aqui no Brasil, geralmente reveste do piso ao teto na maioria das casas de todo o país.
A limpeza é fácil e só é preciso ter cuidado para escolher um piso com PEI entre 3 e 4 para garantir que o mesmo suporte o tráfego de pessoas e o peso sem sofrer maiores desgastes, tricas ou lascas.
3.2 Pedras
Normalmente associados com as fachadas de casas, pode ser também utilizado na área interna, e na cozinha colabora para criar cozinhas com estilo rústico.
Também estão aparecendo com maior frequência em cozinhas gourmet e espaços de churrasqueiras, tanto internas quanto ao ar livre.
É um material que exige baixa manutenção porém é necessário encontrar mão de obra específica para este revestimento.
3.3 Pastilhas
Aqui o universo de possibilidades é muito grande: há diversos tipos de pastilhas e um leque de cores maravilhoso para se trabalhar.
Vamos aos tipos de pastilhas:
-
- Pastilhas de Vidro
- Pastilhas de Cerâmica
- Pastilhas de Coco
- Pastilhas de Inox
As pastilhas de vidro e cerâmica apresentam uma diversidade de cores muito ampla e são as mais utilizadas no mercado atualmente. Permitem uma boa limpeza da superfície e tem aplicação fácil de ser feita.
Por outro lado, para quem busca personalização e resultados mais sofisticados pode optar por pastilhas de inox que permitem boa limpeza e agregam muito estilo a sua cozinha.
As pastilhas de coco, além do seu aspecto ecológico, por serem feitas com resíduos da casca do coco, trazem um pouco mais de aspecto rústico e da própria natureza em si. Porém, sua limpeza é mais delicada, e deve ser usado em locais que elas não sejam expostas diretamente a gordura ou água.
Além dos tipos, mais conhecidos, também temos: granito, porcelanato, revestimentos com texturas, cimento queimado, papel de parede e acabamentos artificiais que imitam pedras e outros materiais.
Independente da escolha, o importante é garantir que sua casa fique como você deseja, refletindo sua personalidade e de todos que moram com você.
Lembre-se também que não dá para olhar o lado estético da escolha, pensar se será prático e se conseguirá dar o acabamento correto é fundamental.
Contem pra gente o que vocês escolheram para sua cozinha e também comentem se deixamos de comentar algo importante.