Design e Alumínio

A conversa chegou na cozinha – Mané Young
29 de outubro de 2014
Aproveite o Halloween
30 de outubro de 2014
Mostrar todos

Infinity by Mei Young

[onethree]

Este post foi escrito ouvindo:
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/133418493″ params=”color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false” width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]

[/onethree] [threethree]

[/threethree]
O alumínio é um material muito apreciado pelos designers pela sua plasticidade e sua beleza, porém seu alto custo inviabiliza a sua popularização, tornando-se com isso, acessível somente aos grandes designers ou aos mais abastados.
Selecionei para o post de hoje 3 peças em que o alumínio é o grande destaque do produto:

lounge chip & dip

lounge chip & dip

Esta é uma peça do designer Neil Cohen , e esta talvez seja uma de suas peças mais espirituosas, o Lounge Chip & Dip . A parte para acomodação de torradas, pães entre outras opções é funda e chanfrada, na outra parte temos a área para molho,com capacidade para até 60ml de molho. A peça pode ser aquecida ligeiramente , assim o Lounge é perfeito para servir caranguejo e e um molho quente picante ; se resfriada, pode servir um prato de camarão frio e molho de cocktail . Esta peça versátil ganhou um prêmio na Exposição de Chicago Athenaeum Good Design em 2005.

Esta outra aqui é criação da Wei Young, que já falei em outros posts:

Infinity by Mei Young

Infinity by Mei Young

Faz parte da coleção Infinity, é uma petisqueira com quatro espaços, também feita em alumínio, tem a parte interna polida enquanto a face externa é com acabamento escovado. Uma peça com design fabuloso, como sempre.

Para conhecer o restante da coleção, assistam o vídeo:

Do famoso designer Karim Rashid, separei esse conjunto:

kissing karim rashid

Kissing by Karim Rashid

A forma limpa , elegante e brilhante deste saleiro e pimenteiro elegantes é o suficiente para chamar a atenção, mas o fato deles se encostarem como se estivessem se ” beijando ” é o que diferencia esta peça . Desenhado por Karim Rashid, o saleiro e pimenteiro Kissing apresentam dois planos horizontais, na parte superior e inferior, onde os dois parecem se fundir como um. Diferente, simples e bonito. O conjunto recebeu prêmios pelo seu design em Chicago, São Francisco, Filadélfia e Seoul.

Para saber mais:

[box type=ok]História do Alumínio: O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Há sete milênios, ceramistas da Pérsia já produziam seus vasos com um tipo de barro que continha óxido de alumínio, que hoje conhecemos como alumina. Trinta séculos mais tarde, egípcios e babilônios usaram uma outra substância contendo alumínio na fabricação de cosméticos e produtos medicinais. Sua cronologia mostra que, mesmo nas civilizações mais antigas, o metal dava um tom de modernidade e sofisticação aos mais diferentes artefatos. Não obstante, durante seus primeiros usos, nada se sabia sobre o metal na forma como o conhecemos hoje, já que o alumínio só começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. fonte: http://www.abal.org.br/[/box]

Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *