Recebemos diversos convites institucionais, de vários lugares no Brasil. Quando calha de ser em Curitiba, sempre que posso prestigio. A maioria vem de São Paulo, não à toa a capital da Gastronomia no Brasil. É de São Paulo que a Milena Caldeira, colaboradora do OBA Gastronomia nestas matérias, nos conta como foi a degustação de queijos franceses promovido pela CNIEL (Centre National Interprofessionnel de l’Économie Laitièreou, em português, Centro Nacional da Economia Leiteira).
Desde 2013, o CNIEL (Centre National Interprofessionnel de l’Économie Laitièreou, em português, Centro Nacional da Economia Leiteira) realiza campanha para intensificar e impulsionar o consumo de queijos franceses nos hábitos alimentares dos brasileiros. Com o objetivo de educar e estimular consumidores e amantes de queijo a descobrir a variedade dos queijos da França e, assim, aumentar seu consumo por aqui, a campanha chega a sua terceira fase promocional.
Por ter como público-alvo pessoas jovens, com hábitos cosmopolitas e motivadas por experiências que reúnem prazer, sofisticação e originalidade, a campanha se compõe, principalmente, por mulheres que buscam associar momentos de sabor e qualidade a sua alimentação. Com isso em mente, o CNIEL elegeu o Shopping Higienópolis, em São Paulo, como cenário.
Entre os dias 12 e 13 de junho, o shopping contou com uma Pop-Up Store inteiramente dedicada aos queijos da França, onde variedades como o Brie, o Camembert e o Emmental, já conhecidos dos brasileiros, serão apresentados juntamente com os demais queijos da campanha, tais como o Bleu d’Auvergne, o Coulommiers, o Cantal, o Brillat-Savarin e o Comté. Além de degustações, os consumidores puderam adquirir seus queijos preferidos a preços sedutores, vendidos em parceria com o Emporium Dinis.
Além dos queijos, protagonistas da ação, o espaço abrigou a exposição Les Filles à Fromages – As Francesas e Seus Queijos, exibição do fotógrafo Thomas Laisné com personalidades francesas, tais como a jornalista Elizabeth Tchoungui, as atrizes Delphine McCarty, Julie Boulanger e Donia Éden, arestauratrice Sophie Rostang, a designer de sapatos Ines Olympe Mercadal, a ex-Miss França Alexandra Rosenfeld, entre outras. A ideia é mostrar que é, sim, possível saborear estas verdadeiras delícias da culinária francesa e, ainda assim, manter a linha e uma postura fashion.
A mostra, que esteve em cartaz no ano passado no Milk Factory, em Paris, tornou-se verdadeira febre mundial. Ela fez parte do projeto que começou com oito protagonistas e conta, hoje, com mais de três mil integrantes – todas mulheres – em toda a França. Em comum, elas dividem a paixão por queijos como Salers,Clacbitou ou Reblochon, entre outros. O Cercle Officiel des Filles à Fromages Et plus si affinités (C.O.F.F.E.), mais conhecido como “Les Filles à Fromages” é o maior movimento feminino já criado em prol do amor aos queijos macios, semiduros e azuis. Ou, em sua versão brasileira, As Francesas e Seus Queijos.
E a Milena nos conta sua impressão.
Visitamos e adoramos a degustação de Queijos europeus realizada no último 11/6, no shopping Higienópolis em SP, próximo da estação mais fria do ano, nada melhor para comemorar a chegada do inverno com bons queijos , vinho e lareira.
Entre os diversos , os que mais me agradaram foram os Camembert, Brie e Babybel. São de sabores únicos.
Os queijinhos Mini Babybel de sabor suave e textura amanteigada, super indicados para quem possui um paladar mais infantil, ricos em cálcio, proteínas e Vitamina B12. Cada Mini Babybel é produzido com 98% de leite. Estes queijinhos são práticos por serem cobertos com revestimento de cera vermelha facilmente removível , apresentando a forma ideal para transportar e consumir em qualquer hora ou local.
Já os Camembert e Brie, na minha opinião sãos os melhores; feitos da mesma maneira, tendo como diferença os locais em que são produzidos e nos tamanhos e formatos. Para diferenciar, o Camembert é feito no formato circular, e originário da região da Normandia , enquanto o Brie é vendido no formato triangular, e originário da região de Brie, ambos na França. A decisão de diferenciar o formato dos queijos foi exatamente para não confundir as pessoas já que a produção é muito similar.
O Camembert é um queijo macio e bem cremoso , quando fresco sua tendência é esfarelar , porém amadurece e seu sabor ao envelhecer se acentua.
O Brie é um queijo macio feito de leite de vaca. Seu nome vêm da província da França de mesmo nome da qual é originário.Tem crosta branca e aveludada, é muito macio e com sabor mais suave.
Podem ser servidos com frutas secas, geleias e sem dúvida com um bom vinho.
Com a queda das temperaturas, vale a pena apreciar.
Milena Caldeira com fotos de Armando Caldeira para o OBA Gastronomia.