A cúrcuma (Seu nome científico é Cúrcuma longa) é uma herbácea, perene, aromática nativa da Índia. É cultivada em praticamente todo o território brasileiro em quintais domésticos para uso alimentar, ornamental, condimentar e medicinal. 

Ela é bastante utilizada na culinária, sendo comercializada em forma de pó. É usada principalmente como corante alimentar e como condimento.

A cúrcuma possui um enorme potencial antioxidante, além de poder ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e reduzir o colesterol alto.  

Benefícios para a saúde

O principal ativo responsável por suas propriedades medicinais é a curcumina. Listamos aqui os 10 mais importantes:

  1. Melhorar a digestão;
  2. Ajudar na perda de peso;
  3. Combater resfriados e gripes;
  4. Evitar crises de asma;
  5. Desintoxicar e tratar problemas de fígado;
  6. Regular a flora intestinal;
  7. Regular colesterol;
  8. Estimular o sistema imune;
  9. Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase;
  10. Melhorar a resposta anti-inflamatória natural.

Na Culinária

Na culinária é utilizada em curries, mostardas, queijos, manteigas, molho de carne e como corante. Suas folhas também podem ser usadas para embrulhar peixes ou para assar carnes, conferindo aroma e sabor. São também o ingrediente principal do Rendang, prato tradicional com carne de búfalo, típico do oeste da Sumatra. 

Onde Encontrar

Interessante não é mesmo?  Se você se interessou em conhecer mais sobre a Cúrcuma e seus benefícios, você encontra na Farmácia BioHigh, é só acessar o site www.biohigh.com.br.  Já usa a Curcuma? Conta pra gente qual sua receita preferida. 

Carolina Figueiredo

Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.