Crèpe Suzette.
Domingo de Chalet Suisse.
Almoçar no Chalet Suisse é sempre um prazer. A qualidade dos pratos ofertados é uma constante, assim como o atendimento.
Este domingo passado não foi diferente. Pratos saborosos e sobremesas divinas. Quis aproveitar a matéria e passar a receita do Crèpe Suzette, preparado na frente do cliente, como deve ser.
Crèpe Suzette é uma das sobremesas francesas mais difundidas no mundo. Feito com panquecas doces, com manteiga batida, açúcar, zester (raspas) de casca de laranja e licor de laranja (Cointreau, Grand Marnier ou Curaçau), esta sobremesa é um espetáculo, desde seu preparo até a degustação.
É uma sobremesa muito antiga, do século XV. Seu nome atual é creditado a Henri Charpentier (discípulo de Escoffier). Trabalhando no serviço de mesa do Café Paris,em 1896, ao servir uma sobremesa com crèpe ao príncipe de Gales (futuro Eduardo VII), teve a idéia de adicionar conhaque e flambar. Ao recusar o desejo do Chef (que quis dar seu nome ao prato), sugeriu Suzette, nome da moça que o acompanhava.
INGREDIENTES (8 porções)
CRÈPES
90 g de manteiga sem sal
175 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
4 ovos
1 xícara e meia de leite
MANTEIGA DE LARANJA
175 g de manteiga sem sal
30 g de açúcar de confeiteiro
3 laranjas grandes
15 ml de licor (Contreau, Grand Marnier ou Curaçau)
PARA FLAMBAR
4 colheres (sopa) de conhaque
4 colheres (sopa) de licor, um dos citados acima
PREPARO
CRÈPES
Derreta a manteiga em uma panela pequena e deixe esfriar.
Peneire a farinha em uma tijela grande. Junte o açúcar e o sal. Faça um buraco no centro e coloque os ovos. Lentamente, vá incorporando metade do leite em fio, batendo sempre com um fuet (batedor de arames), afim de conseguir uma massa absolutamente lisa. Junte a manteiga, batendo sempre. Junte o restante do leite, até uma consistência parecida com a de creme de leite. Tampe e deixe descansar por 30 minutos.
MANTEIGA DE LARANJA
Misture a manteiga e o açúcar até conseguir um creme. Com a parte fina de um ralador, rale a casca de 2 laranjas. Retire toda a parte branca de 2 laranjas e corte em gomos.
Adicione a casca ralada da laranja na manteiga. Coloque 2 colheres (sopa) de suco de laranja e o licor. Bata até ficar liso. Mantenha à temperatura ambiente.
Prepare as tirinhas de laranja: corte a casca (sem a parte branca), no sentido do comprimento. faça tirinhas bem finas. Aqueça um pouco de água em uma panela, até a fervura. Coloque as tirinhas e ferva por 2 minutos. Retire e escorra.
FINALIZAÇÃO
Frite os crèpes em uma frigideira de 25 cm. Procure deixar o mais fino possível.
Depois de todos estarem prontos, efetue a montagem do prato. Espalhe a manteiga em um crèpe. Aqueça a frigideira que irá usar para flambar e deposite o crèpe com a manteiga virada para baixo. Em fogo médio, aqueça e dobre o crèpe no meio, depois em quarto. Repita o processo com mais dois crèpes.
Aqueça o conhaque e o licor em uma conha pequena.Despeje sobre os crèpes e incline a frigideira, para atear fogo à bebida. Deixe as chamas se extinguirem . Sirva guarnecido com as tiras de casca de laranja, gomos de laranja ou sorvete de creme, como é feito no Chalet Suisse.
Este Crèpe Suzette foi preparado pelo Maitre João, que com sua equipe proporciona um atendimento dos melhores, mantendo a fama do Chalet Suisse de ser um dos melhores restaurantes de Curitiba.
Parabéns ao João, Natal, Chico, Nei e Elias e muito obrigado.
Para saber mais sobre o Chalet Suisse, clique AQUI.
Realmente este Restaurante é indiscutivelmente o melhor da cidade…tudo lá é muito bom. O atendimento é um diferencial…parabéns a equipe coordenada pelo maitre João Francisco com muito sucesso!
Grande Orlando
VOCE LEU MEUS PENSAMENTOS. QUERIA UMA RECEITA PARA FAZER CREPE SUZETE PARA MINHA FILHA.
Valeu. Essa receita é the best.
forte abraço
Carlos