Separamos 7 dicas para envolver as
crianças na cozinha de formas divertidas
A hora de comer nem sempre é fácil para os pequenos. Muitas vezes as crianças passam por fases na qual não querem experimentar novos alimentos ou se apegam em uma pequena diversidade, o que não é saudável e acaba causando muita dor de cabeça para os pais. Além disso, o horário de cozinhar muitas vezes dificulta a ação de dar atenção para as crianças, que ficam na TV ou brincando sozinhas enquanto os adultos cozinham. Uma opção que pode solucionar esse problema de uma vez é trazer os pequenos para a cozinha, interagindo com jogos de cozinhar, dessa maneira eles irão conhecer novos alimentos, se entreter, além de ser uma ótima oportunidade para que os pais aproveitem um pouco mais seus filhos. Vamos trazer algumas opções de jogos para fazer com as crianças na cozinha.
1. Colar de cereais
Com um cordão ou linha, dê um nó na ponta e encaixe os cereais como miçangas pela outra extremidade até formar um colar. Deixe a imaginação dos pequenos fluir, criando padres de repetição ou não com os cereais. Depois da brincadeira a criança ainda pode comer os cereais. Vale lembrar de sempre ficar de olho na criança, cordas e barbantes podem apresentar riscos.
2. Adivinhar o alimento
Essa é uma atividade para crianças um pouco mais velhas. Você deverá vendar a criança e em seguida pedir que ela adivinhe o alimento. Primeiro peça para que adivinhem apenas pelo tato e cheio e depois pela degustação.
3. Rostos de comida
Desenhar é uma atividade que toda criança gosta e porque não juntar isso com comida ? Na hora de montar os pratos uma boa ideia é fazer rostos com a comida, podendo até imitar o rosto do papai ou da mamãe. Essa é uma boa atividade lúdica tanto na montagem do prato tanto para quando a criança for comer o alimento.
4. Massinha comestível
Misture 1 xícara de manteiga de amendoim cremosa, 2 xícaras de açúcar em pó e 1/2 xícara de mel e pronto ! Você terá uma massinha de modelar comestível ! Use cortadores de biscoito para fazer formas divertidas e aproveite.
5. Tinta de Iogurte
Basta misturar um pouco de corante, algum suco de cor vida ou até mesmo gelatina em pó em um iogurte natural e pronto, voce terá uma tinta comestível ! Já imaginou que legal poder pintar um bolo ?
6. Peças comestíveis
Se seu filho está na fase de comer todas as pecinhas dos jogos, por que não troca-las por alimentos ? Por exemplo um jogo de damas pode ser feito com pedacinhos de frutas, bolachas ou cereais ! O jogo da velha também é uma opção para um jogo mais rápido, quem ganhar tem o direito de comer todas as pecinhas. Não parecem muito apetitoso ?
7. Obras-primas de marshmallow
Brincar com marshmallows pode ser mais interessante do que parece. Com o doce e alguns palitinhos é possível fazer esculturas, pontes, torres e muitas outras coisas. Uma opção para quem não tem nenhum palito em casa é usar um macarrão espaguete cru. Quem consegue construir a torre mais alta ? Quanto tempo eles levam para construir a ponte ? Será que a ponte aguenta algum peso ?