Verão, sol, praia – todas estas palavras soam maravilhosamente na proximidade de um feriado prolongado, não é mesmo? Ainda que seja aquele bate-volta de três ou quatro dias no litoral mais próximo. A verdade é que a maioria dos brasileiros é muito fã de praia. Até quem não mora perto do mar sempre dá um jeitinho de viajar e aproveitar a brisa, o sol, a água e tudo o mais que uma boa praia pode proporcionar. 

Se antes você podia voar para o Caribe, Europa ou Ásia, a realidade que a pandemia nos trouxe é bem diferente. Viagens curtas, em praias conhecidas e que estejam liberadas pelas autoridades. Ainda assim, não esqueça de manter o distanciamento social e usar máscara. Consciência é tudo!

Dito isto, que tal fazer uma lista do que não pode faltar numa viagem ao litoral?

  1. Dinheiro – A dica é se preparar financeiramente, se possível estipulando valores máximos de gasto. Se usar o cartão de crédito, faça com moderação e cuidado. É bom sempre ter algum trocado, não confie só em cartão, ainda mais se o destino for um lugar mais isolado.
  2. Documentos – Carteira de Identidade, CNH (caso pretenda dirigir), e, muito importante: documentos das crianças, caso tenha filhos. 
  3. Roupas – Para a praia, você precisa principalmente de biquínis, shorts e roupas de banho, bem como, possivelmente, uma saída de banho, um lenço e um chapéu. Para as crianças, lembre-se de levar o biquíni infantil. Vale também levar jaquetas leves ou moletons, pois no litoral pode esfriar à noite. E não esqueça: as máscaras de proteção!
  4. Protetor solar – Este é o básico dos itens de praia! Ninguém deve ir à praia sem o protetor solar. Este item é ainda mais importante para as crianças, que têm a pele mais sensível. Ou você terá o desprazer de voltar à noite com o corpo completamente vermelho como uma lagosta. Aí só restará passar aquelas grossas camadas de pós-sol e aguentar o “ai ui”. 
  5. Óculos escuros – No meio do verão, à beira-mar, com um sol a pino, cuide dos olhos! Especialmente se você sofre de doenças oculares diariamente, é essencial protegê-los dos raios ultravioleta. Os óculos de sol oferecem uma barreira protetora, também permitem contemplar o mar com toda a serenidade e protegem-no da areia. Neste verão, faça dos seus óculos um item para o conforto dos seus olhos.
  6. Repelente: É necessária apenas uma picada de mosquito para deixar a pele irritada ou transmitir um vírus desagradável. Todos precisam estar vigilantes sobre os inúmeros insetos que aparecem no verão. Uma das melhores maneiras de se proteger contra eles é usar o repelente de insetos apropriado e aplicá-lo da maneira adequada. Na hora de comprar, prefira aqueles com ingredientes ativos mais eficazes como dietiltoluamida (DEET), picaridina ou óleo de eucalipto limão (p-mentano-3,8-diol, PMD) – que fornecem a proteção mais duradoura. E aplique de acordo com as indicações.
  7. Farmacinha: Quem tem criança já sabe: sempre tem uma surpresinha aguardando no meio do feriado. Então, o melhor é se prevenir, providenciando uma mini farmácia, com alguns itens básicos como: spray antisséptico, anti-inflamatórios, gaze, esparadrapo, soro fisiológico, pomada para queimaduras e analgésico.

Bom feriado!

Carolina Figueiredo

Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.