Gastronomia por uma causa nobre.

O OBA Gastronomia traz até vocês uma das propostas sociais mais bonitas que já vi. Levar a gastronomia para estas pessoas tão especiais, descobrir e valorizar talentos e inseri-las no mercado de trabalho, é apenas parte deste maravilhoso projeto.

Convidamos nossos leitores a conhecer e apoiar esta nobre iniciativa. São gestos assim que fazem a vida valer a pena.

O PROJETO CHEFS ESPECIAIS – DOWN COOKING é um projeto  gastronômico para  pessoas Síndrome de down, que existe desde 2006. Com o abertura do Instituto Chefs  Especiais, ele passará a ser um projeto, carro chefe, dentro do Instituto.

O projeto foi criado pelo casal paulistano Simone e Márcio Berti porque queriam doar  um pouco do seu tempo e energia para uma causa nobre. “Não temos filhos, nem  parente Síndrome de down, simplesmente os vemos diferenciados pela sua conduta verdadeira e carinhosa. Acreditamos que a motivação e o estímulo transforma um  grãozinho de areia num oásis e, é essa nossa expectativa”.

O projeto tem por volta de 180 alunos e trabalha em esquema de rodízio para que  todos tenham oportunidade de participar, bem como os voluntários. Em média são 15  a 20 alunos convidados por aula, divididos por grau de dificuldade.

Para cada aula são doados ingredientes pertinentes, uniformes, chapéus,  certificados, espaços, sucos e refrigerantes. Voluntários e Chefs convidados também  doam seu tempo. Os espaços são cedidos por escolas de gastronomia ou restaurantes.

“Cada um doa um pouquinho e nós fazemos um montão”.

Os benefícios são inúmeros: entre eles a valorização da pessoa especial e de sua família, motivação e estímulo, descoberta de aptidões. O convívio entre iguais tem se mostrado muito importante para o grupo assim como a troca de informações entre os pais,  a autonomia, respeito, vencimento de limites, auxílio mútuo, o despertar do mundo gastronômico onde os ingredientes se transformam em pratos lindos e  saborosos que eles fazem e degustam, tudo isso num ambiente alegre onde a terapia  se faz de forma natural, sem que se perceba.

Nesses 6 anos, o Projeto Chefs Especiais – Down Cooking sobreviveu unicamente de  doações de materiais e ingredientes pertinentes a cada aula. Em momento algum envolvendo doações pecuniárias.

Com a criação do Instituto Chefs Especiais – I.C.E., o PROJETO CHEFS ESPECIAIS – DOWN  COOKING, continuará no mesmo formato, porém ampliando o número de aulas/mês, consequentemente de participantes e levando o projeto para outras regiões do Brasil, para abrigos e escolas de especiais.  Será o carro chefe do Instituto.

O INSTITUTO, foi criado para ampliar a inserção das pessoas Síndrome de down na  sociedade, seja no lazer, no social, na vida ou no mercado de trabalho. Trabalhará  com a mesma seriedade, comprometimento e transparência que marcou o nome  CHEFS ESPECIAIS  ao longo desses anos.

CHEFS ESPECIAIS POR SIMONE E MÁRCIO BERTI

Chefs Especiais em palavras é muito pouco. Você precisa vivenciar para entender, você  precisa sentir e estar presente para entender.  Nossos encontros são pura troca de energia. 

É revigorante. São quase 180 filhos à mais, cada um mais especial que o outro. É difícil pensar em Chefs Especiais sem nos emocionarmos, apesar dos 6 anos de existência. É um  filho querido que nos retribui muito mais do que damos. As palavras não conseguem alcançar tudo que cada olhar nos fala em segundos.  Sabemos que PODEMOS fazer muito  mais por cada um deles e QUEREMOS fazer muito mais. Assim como sabemos também que tudo vem na hora que estivermos prontos para receber. São 6 anos enraizando como o  bambu, as folhinhas verdes estão começando a brotar e aí então nós talvez possamos  melhorar alguns rumos, algumas histórias e quem sabe passarmos a ter noção da dimensão  do fazer a diferença.

Para colaborar com o Projeto Chefs Especiais, CLIQUE  AQUI!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 12 comentários

  1. Estou encantada! O Oba é mesmo um cantinho de muito bom gosto. Impossível não ficar feliz ao entrar aqui. E que projeto maravilhoso! Parabéns pela postagem, querido Orlando! Show!

  2. Estou encantada! O Oba é mesmo um cantinho de muito bom gosto. Impossível não ficar feliz ao entrar aqui. E que projeto maravilhoso! Parabéns pela postagem, querido Orlando! Show!

  3. É LINDO esse projeto!!!
    Espero que cresça cada vez mais!!!!!!!
    Estimula e motiva as crianças e os pais…
    quando meu priminho estiver maior (ainda tem 1 aninho), vou dar a dica 😉

    beijãozão*

  4. Que projeto lindo! Um trabalho assim nos tornar felizes e enobrece a classe. Parabéns. Moro no RJ e gostaria de conhecer melhor o projeto.

  5. Que projeto lindo! Um trabalho assim nos tornar felizes e enobrece a classe. Parabéns. Moro no RJ e gostaria de conhecer melhor o projeto.

  6. parabens por esse trabalho maravilhoso meus olhos encheram de lagrimas e meu coração de felicidade.

  7. parabens por esse trabalho maravilhoso meus olhos encheram de lagrimas e meu coração de felicidade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu