Café da manhã pelo Mundo

Novidades para o Inverno
27 de junho de 2014
Bolinho de Espinafre e Parmesão
30 de junho de 2014
Mostrar todos

Café na Tailândia

Nem todo mundo começa o dia com uma tigela de cereais ou mesmo um ovo, bacon e queijo; de fato, cada país se dedica a um tipo distinto de cozinha para a sua refeição matinal. Em alguns países, tradicionais refeições permanecem as mesmas por séculos. Para quem está saindo de férias, ou mesmo pretende passar uma temporada fora do país fazendo um intercâmbio, aqui vai uma lista dos tradicionais cafés da manhã ao redor do mundo.

INGLATERRA

Café na Inglaterra

Café na Inglaterra

O que esperar: Full English breakfast (ovo frito, linguiça, cogumelos fritos, feijão, batatas fritas, torradas e tomate grelhado). O café da manhã tradicional do Reino Unido á absolutamente diferente para nós brasileiros, oferecer uma enorme quantidade de comida e praticamente todos os grupos de alimentos. Sem mencionar o fato de que a maior parte é frito.  Para complementar ainda mais o tradicional “Full English Breakfast”, há ingleses que não dispensam o “Black Pudding”, espécie de embutido feito com sangue (geralmente de porco), cebola e aveia. Haja estômago!

AUSTRÁLIA                                                                                                                  

Café na Austrália

Café na Austrália

O que esperar: Torradas com Vegemite (É uma espécie de geleia escura, elaborada a partir do extrato de levedura e com gosto bastante salgado, é possível notar também um toque amargo), além deste subproduto, as torradas às vezes vem com queijo. Pela característica do sabor, a maioria dos brasileiros costumam não apreciar muito essa opção australiana. Há literalmente apenas um grupo de alimentos aqui representado. Vamos lá Austrália, vocês tem emus, podemos pelo menos obter alguns ovos gigantes?

FRANÇA

Café na França

Café na França

O que esperar: Torradas de baguette com geleia / mel / manteiga / Nutella, um bom café e croissants Os franceses são minimalistas quando se trata de café da manhã, mas pelo menos eles oferecem opções de personalização na cobertura do pão. Sem falar nas opções para Croissants, como os mais simples somente amanteigados, ou aqueles recheados com queijo ou creme,  sem falar nas amêndoas ou chocolate. Ah, uma variação para as torradas de baguettes são os brioches, característicos do país e também muito apreciados.

ESTADOS UNIDOS

Café nos Estados Unidos

Café nos Estados Unidos

O que esperar: ovos e bacon fritos, variando ou complementados com salsichas, torradas, panquecas e batatas fritas. É comum ver panquecas à mesa, regadas com muito xarope (syrup) ou mel.  As crianças apreciam também os cereais com leite e a famosa pasta de amendoim. Este café, se comparado com o hábito dos brasileiros, está mais para um almoço, passando longe do critério de café da manhã saudável.

 

ESCÓCIA

Café na Escócia

Café na Escócia

O que é: Full Scottish breakfast (ovo frito, bacon, salsichas, morcela, torradas com manteiga, feijão, chá e cogumelos fritos). O Café da manhã escocês completo, não é muito diferente do Inglês, devido às grandes quantidades de carne, a diferença está no “scones tattie”, uma forma de pão de batata. Outra iguaria típica de um café da manhã escocês é o Haggie feita com aveia, cebola, especiarias e coração, fígado e estômago de ovelha.

 

TURQUIA

Café na Turquiaa

Café na Turquiaa

O que esperar: Feta (Tipo de queijo envelhecido), tomate, pepino, azeitonas, torradas, geléia de cereja, linguiça picante turca e chá turco. Uma iguaria típica na Turquia é o ‘simits’ – pão em forma de rosca, coberto com gergelim. Variedade e muita comida. É o que você verá em uma mesa turca de café da manhã. Com isso a chance de você ficar lá sentado, comendo até a hora do almoço é muito grande.

 

TAILÂNDIA

Café na Tailândia

Café na Tailândia

O que esperar: ovo frito, arroz frito, mingau, curries. A influência chinesa também se faz presente no arroz com frango, camarões ou porco, acompanhado de pepinos em conserva.  Um Thai breakfast típico, envolve um monte de coisas picantes e temperos fortes, que é o que você precisa para impulsionar o seu metabolismo no período da manhã.

 

 

SUÍÇA

Café na Suiça

Café na Suiça

Queijo Tilsiter, frios, manteiga e geléia, ovos cozidos, café, chá, frutas frescas e muesli. O prato tradicional é conhecido como  Pannkakor, que lembra um crepe, servido com recheio doce frutado. Há uma abundância de opções, mas no final eles sempre acabam escolhendo o muesli ou o Pannkakor. E para quem não sabe o Muesli é feito com flocos de aveia crus, fruta e frutos secos, aqui no Brasil seria algo próximo da Granola.

É evidente que não é só consumido isso em cada localidade, nem pretendemos ditar as regras dos cafés da manhã ao redor do mundo, mas viajando por esses países geralmente será oferecido estas opções. E você, já experimentou algum desses cafés? Experimentou de outros países e gostaria de dividir com a gente? Aguardamos seus comentários!

[puregallery exclude=”23094″ order=”asc” orderby=”menu_order”]

Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.