Brancos e Tintos

Batatas Anna
1 de setembro de 2010
Novidade Absolut
2 de setembro de 2010
Mostrar todos

Vinhos – por Cassiana Gonçalves.

Confira as novidades no mundo dos vinhos.

REGIÃO DE LANGUEDOC CRIA NOVAS DENOMINAÇÕES

Ano que vem os vinhos da região de Languedoc na França ganham as novas denominações Grand Vins du Languedoc e Grand Crus du Languedoc.

As denominações superiores, que incluem vinícolas como Minervois e St. Chjnian, serão marcadas agora como Grand Vins du Languedoc. Os melhores locais para a produção, como as Minervois La Livinière e Boutenac Corbieres utilização a mais alta classificação, Grand Crus du Languedoc. A mudança tem o objetivo de facilitar a vida do consumidor.


VÍNICOLA SALTON ALTERA RÓTULO DE ESPUMANTES

A partir desse semestre, os espumantes Prosecco Salton e Salton Brut ganham novos rótulos. O tradicional Brut ganhou um rótulo mais leve na versão normal e na de 375 ml e o Prosecco Salton agora traz a imagem da nova Vinícola em Tuiuty. A outra novidade é o lançamento da versão 375 ml da Salton Moscatel, o espumante adocicado agora pode ser apreciado nas três versões.


LANÇADO O PRIMEIRO VINHO EM EMBLAGEM TETRA PAK DO BRASIL

Acaba de ser lançada mais uma novidade do setor vitivinícola brasileiro: o primeiro vinho fino em embalagem Tetra Pak do Brasil. O Onorabile, da Vinícola Wine Park, de Bento Gonçalves, pode ser encontrado em duas formas – o tinto (Cabernet Sauvignon e Merlot) e o branco (Chardonnay e Riesling). A apresentação da novidade ocorreu na Expoagas 2010, em Porto Alegre.

A Wine Park elaborou um primeiro lote de 35 mil unidades de cada vinho, que estarão à venda a partir de setembro. A expectativa da vinícola é de que a proposta entre para o cotidiano dos brasileiros, assim como acontece no Chile, onde52% do total da produção de vinhos finos é envasada neste tipo de embalagem.

Envasado em embalagem asséptica Tetra Pak de um litro, o Onorabile tem 33% a mais de vinho que as garrafas tradicionais de 750ml, servindo até sete taças, o que representa uma relação melhor custo-benefício. A embalagem representa apenas 3% do peso do vinho. As embalagens cartonadas assépticas Tetra Pak utilizadas no envase são obtidas por um processo de laminação de camadas alternadas de polietileno, papel e alumínio.


GRUPO DE FINLANDESES CHEGA AO BRASIL PARA PROVAR VINHOS NACIONAIS

Um grupo de cinco finlandeses desembarcou na última segunda-feira (30) no Rio Grande do Sul para uma missão prazerosa: comprar vinhos brasileiros para o evento Kuopio Wine Festival. A carta oferecida pelo projeto Wines of Brasil, realizado em parceria pelo (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), possui nove empresas, que foram pré-selecionadas por eles após conhecerem o estande brasileiro na ProWein, a feira de vinhos realizada em Düsseldorf, de 27 a 29 de março, na Alemanha.

Os finlandeses escolheram nove vinícolas para conhecerem os produtos aqui no Brasil. Aurora, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo, Panceri, Pizzato, Piagentini, Salton e Villagio Grando são as vinícolas que serão visitadas ou terão seus produtos degustados.

O evento (www.kuopiowinefestival.com) acontece no verão finlandês, em Kuopio, a maior cidade da Finlândia Oriental, com 90 mil habitantes, oferecendo muita música, comida e vinhos. O festival acontece na Vila do Vinho, no porto, às margens do lago Kallavesi, atraindo cerca de 40 mil visitantes anualmente.


Cassiana Gonçalves é jornalista e sommelier. Atualmente trabalha na área comercial da MHG Bebidas Finas, indicando os melhores vinhos e espumantes para festas de casamentos,formaturas e eventos corporativos. Contatos: eventos@mhgbebidas.com.br ou 9983-7002

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. Rute disse:

    Legal! vinhos da minha terra.
    Agora, quanto aos vinhos em caixinha, sei q são novidades q estão trazendo par ao mercado, mas eu tenho meus senões.. ainda os tenho
    Parabéns pelo blog!
    Um abraço
    Rute

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.