Com as mais belas paisagens, a Ilha da Madeira oferece não só cenários de natureza exuberante e bons vinhos. Esse encantador destino português guarda ainda uma tradição centenária: o bordado.
A arte foi criada no século 18 para decoração de artigos do lar e vestuário, introduzida na região pela família inglesa Phelps em 1784 e, com o tempo, passou a fazer parte da cultura e história local.
De característica sem igual e minuciosa delicadeza, o bordado madeirense se tornou famoso entre as melhores e mais renomadas marcas de roupas internacionais, inclusive já foi destaque nas passarelas pela luxuosa Chanel. A arte também foi inspiração para as bordadeiras do Morro São Bento, no litoral paulista.
Essa prática única é aplicada em tecidos como linho, seda natural, organdi ou algodão, e usa desenhos de padrões tradicionais ou modernos, como flores, frutas e folhas, em peças como toalhas de mesa, vestidos, camisas, lençóis e lenços. Os artigos produzidos recebem um selo único de qualidade e autenticidade que reconhece o bordado original do arquipélago.
Sobre a Ilha da Madeira
A ilha da Madeira é a principal ilha do arquipélago da Madeira, situado no oceano Atlântico, a sudoeste da costa portuguesa. Constitui, conjuntamente com Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens, o arquipélago da Madeira e a Região Autonoma da Madeira, que tem como capital a cidade do Funchal. A Ilha da Madeira possui origem vulcânica, 742,4 km², extensa flora exótica e o seu clima é subtropical. A economia é amplamente voltada para o turismo.
Pela latitude e situação, a ilha da Madeira apresenta todas as características de ilha subtropical, encontrando-se elementos das ilhas tropicais na costa sul e das ilhas de climas temperados na costa norte. O clima é subtropical seco ou temperado mediterrânico, sendo que em certos pontos da costa sul, as temperaturas médias anuais atingem valores acima dos 20 graus Celsius. A temperatura da água do mar, varia entre os 26 de verão e os 17 de inverno. Os ventos predominantes são de oeste a noroeste no inverno, e de nordeste no verão (os alíseos). A precipitação anual varia de 500 mm no sudeste da ilha aos mais de 2000 mm nas encostas norte. As ilhas Selvagens que também fazem parte deste arquipélago têm um clima desértico com precipitações abaixo dos 200 mm anualmente.
A ilha é muito montanhosa, com profundos vales incrustados entre os picos mais altos e falésias na maior extensão da costa, que totaliza cerca de 160 km de extensão. A altitude média é de 1371.6 m, sendo os pontos mais elevados o Pico Ruivo (1862 m) e o Pico das Torres (1853 m). As praias de areia fina são raras. O extremo leste, chamado Ponta de São Lourenço forma um cabo alongado e relativamente pouco elevado que se prolonga até dois ilhéus próximos. Na costa sul, a oeste do Funchal, situa-se o cabo Girão, uma das mais altas falésias do mundo.
A Laurissilva, floresta que cobria a ilha antes da colonização foi quase inteiramente queimada pelos primeiros colonos, e apenas alguns hectares nos vales a norte da ilha se preservaram. Foi classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999. A floresta atual contém espécies endêmicas e também plantas trazidas pelos colonos, além de variedades tropicais cultivadas, como a banana e o maracujá, entre outros. O solo vulcânico é geralmente muito fértil (cerca de 3 vezes mais fértil que o de Portugal Continental) e a umidade da montanha favorece o crescimento de uma vegetação exuberante. (Wikipedia)
Estão abertas as inscrições para a 2ª Temporada do MasterChef Profissionais. A competição vai eleger o melhor cozinheiro profissional do Brasil. Se você é chef / cozinheiro e está preparado para executar pratos da alta gastronomia essa é sua chance. Acesse o site:
http://xn--inscries2017-pdb0r.com/masterchef-brasil-2017-faca-sua-inscricao/