Azeites – por Laura Reinas

Amiga especial – Sanduíche especial
8 de setembro de 2010
Lugares e Comidas Inesquecíveis – Rio de Janeiro
9 de setembro de 2010
Mostrar todos

Espanha.

Laura Reinas nos fala um pouco sobre a Espanha de Gaudí.

Espanha, Gaudí e as oliveiras

Barcelona de Antoni Gaudí tem um clima especial, não sabemos se isso se deve aos prédios desenhados por Gaudí, ou mesmo a tudo ao seu redor que inspira à imaginação de dia ou de noite.

Gaudí foi um grande arquiteto e artista espanhol que se inspirou na natureza para a maioria de suas obras, entre elas especialmente a ainda inacabada Igreja da Sagrada Família.

Como foi uma criança com reumatismo não brincava com os outros nas ruas, então para não ficar entediado dentro de casa, sua mãe o levava para passeios ao ar livre em bosques e parques. Nesses passeios Gaudí entrava em contato com a natureza que o inspirava e o acolhia.

As árvores ao seu redor eram entre elas a oliveira, grande fonte de inspiração para seus trabalhos.

A presença de oliveiras na Europa não tem uma data exata, mas estudos e pesquisas comprovam que existem a milhares de anos para seu óleo ser usado como moeda de troca no comércio marítimo.

O azeite e as oliveiras estão muito presente na civilização espanhola, como exemplo temos o nome da cidade de Córdoba, que tem origem da palavra corteba, do fenício ‘moinho de azeite’, segundo o filosofo e filólogo Samuel Bochart.

Quando começou a industrialização do azeite, precisamente no séc. XVI começavam a modernizar esse método também, melhorando seus métodos de extração e armazenamento.

Com tanta exploração e venda suas oliveiras ficaram um pouco fracas e a Espanha precisou importar muito óleo de girassol e de outras sementes vegetais para suprir a própria necessidade no séc. XX durante a ditadura francesa.

Após muitas pesquisas e cuidados, a Espanha voltou a produzir azeite de boa qualidade.

Suas regiões de maior produção são:

Andaluzia, uma das regiões com maior história e patrimônio monumental de todo o mediterrâneo;

Aragon, conhecida pelo rio Ebro e seu celebre nome de oleum flumen (o rio de azeite);

Ilhas Baleares, arquipélago estrategicamente posicionado facilitando a chegada de novas culturas e clima propício por estar no centro do Mediterrâneo ocidental;

Castillla-La Mancha, coração da península ibérica e com plantações continentais, obrigadas a suportar o frio;

Cataluña, um dos primeiros locais do ocidente a explorar a oliveira; Estremadura, com azeites extremamente aromáticos que podem ser considerados um dos melhores do mediterrâneo;

País Valenciano, território de produção de azeites de ótima qualidade, conseqüência sem duvida da influência islâmica sociocultural.

Laura Reinas

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.