Azeites – por Laura Reinas

Paglia e Fieno con Agnello, Carciofi e Capperi
2 de novembro de 2010
Amoras
4 de novembro de 2010
Mostrar todos

Tipos de óleo de oliva.

Saiba um pouco sobre variedade de azeites de oliva.

Uma história diz que os romanos antigamente classificavam o azeite conforme sua qualidade. Sendo o oleum ex albis ulivis o azeite feito com azeitonas verdes; o oleum viride o azeite feito com azeitonas recolhidas quando estavam no começo do processo de amadurecimento; o oleum maturum para os azeites feitos com azeitonas maduras; o oleum caducum, que era elaborado com azeitonas recolhidas do chão; e o oleum cibarium, azeite feito com azeitonas em estados de semi-decomposição. Este último era destinado para os escravos usarem.

A qualidade de um óleo de oliva não se mede somente pelo gosto, mas também pelos níveis de acidez. Em geral se afirma que, mais baixo o nível de acidez,melhor é o óleo.

Em relação aos demais tipos de óleos, o de oliva é aquele que tem a maior quantidade de ácido oléico, entre 65 e 85%, enquanto o de girassol possui entre 50 e 65%, o de milho entre 20 e 30%, e o de soja aproximadamente 25%.

Vale ressaltar que o óleo sempre terá um nivel de acidez baixo quando for pouco trabalho para sua extração,e que o mais importante para analisar no óleo,além do nível de acidez (regulamentado e determinado pela União Européia), deve-se levar em consideração sua composição de vitaminas e seu nível de anti-oxidantes. Lembrando que essa regra sobre acidez vale somente para azeites extra-virgens e virgens.

Outra coisa que também devemos analisar são seus resultados em degustações, que descrevem suas características organoléticas( como sabor, aroma e cor).

Devemos prestar atenção com óleos falsificados, muito comuns no mercado, analisando também sua composição.

Laura Reinas

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. ALVARO GUERRA disse:

    Sugestão: o TIPO de letra não poderia ser maior para facilitar a leitura das receitas ?
    E a receita ficar mais fácil para imprimir em uma folha? Parabens pelo trabalho.Gosto das receitas .
    Alvaro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.