E a onda Orgânica chega nos Azeites.
Hoje no Oba, mais uma matéria da Laura Reinas sobre Azeite. Desta vez, sobre Azeites Orgânicos.
Em um mundo que a é moda reciclar, e o que foi ‘cafona’ anos atrás agora é ‘cool’, fica difícil definir nossos gostos, ou mesmo adaptarmos já que tudo muda muito rápido.
Isso vale para a moda, decoração de ambientes, carros e até mesmo para a comida.
Moda agora é comer alimentos orgânicos, produzidos sem uso de agrotóxicos ou adubos químicos, não prejudicando a natureza nem o meio ambiente.
Mas azeites orgânicos, existem ? Sim, existem! E não são poucos.
Para ser um azeite orgânico, todo seu processo desde a plantação até a rotulagem, é rigorosamente controlado, e têm que ter o período mínimo de produção de 4 anos consecutivos.
Até esse prazo, a produção é considerada em “estado de transição”, adequando o produto para as normas do título de produto orgânico.
Todos os azeites orgânicos trazem em sua embalagem uma logomarca da entidade certificadora e número do processo de certificação, e têm que ser em um local visível para os consumidores.
Empresas tradicionais estão apostando nessa nova onda, e lançaram seus produtos no mercado .
E têm diferença no sabor?
Não notei uma diferença muito grande de um azeite “normal” ou tradicional.
O que realmente difere é que não agredimos o meio ambiente com produtos químicos e agrotóxicos, o que é politicamente e ecologicamente correto.
Laura Reinas
Creio que os orgânicos vão ultrapassar a “moda” e serem definitivos mesmos, todos estão preocupados com o meio ambiente e a biodoversidade. E o melhor disso tudo é q tem um pouco da gloriosa SLOW FOOD.
É isso ai…vms aderir aos orgânicos e o meio ambiente agradece!
Abs