Azeites – Acerte na escolha

Cebolas Glaceadas com Balsâmico
2 de fevereiro de 2010
Restaurante Week em Brasília
3 de fevereiro de 2010
Mostrar todos

Como escolher o Azeite certo.

Acidez

Hoje, no Oba, dicas para acertar na escolha do azeite, por Laura Reinas.

Comprei o certo?

Em um mercado, com aquelas prateleiras cheias de opções de azeites, e temos que fazer uma escolha: um azeite que lhe agrade visualmente e financeiramente.

Chegamos em casa, abrimos e sentimos o aroma. Nisso, surge em sua cabeça, será que comprei o certo?

Para essa dúvida muito comum, estou aqui para ajudar na compra um azeite de qualidade e proporcional às suas necessidades.

Escolha entre um azeite extra virgem ou um virgem. Os óleos compostos, normalmente são uma mistura de azeite com outros óleos. Se quiser um extra virgem, que é mais “leve” ao paladar, preste atenção na acidez, que deve ser de 0,8%, enquanto o virgem não deve superar 2%.

Mas se aquela garrafa transparente, mostrando toda a cor verde-dourada do azeite te chamar a atenção, pense duas vezes. Prefira os vidros escuros, pois o sol ajuda o azeite a oxidar mais rápido, perdendo suas qualidades e características.

Fuja do ‘’anúncio’’ de primeira prensagem, ou prensagem a frio. Afinal, os azeites são prensados a frio e obtidos na primeira prensagem, tornando assim, a informação redundante.

Compre uma embalagem que tenha a quantidade ideal para ser consumido em um mês, após esse período, ele perde suas qualidades e aromas específicos.

Vai uma dica importante, a regra do custo-benefício vale na hora da compra. Normalmente um azeite muito barato não é puro e não sofreu o processo adequado de engarrafamento e extração. Já o mais caro teve todo o cuidado merecido.

Só não ache que só porque é o mais caro do mundo, também é o melhor do mundo. O azeite, como qualquer outro alimento, tem sabores e tipos diferentes. Basta escolher aquele que te agrade.

Laura Reinas

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

3 Comentários

  1. Thaís Souza disse:

    Gostei do post. Nos mercados existem tantos tipos de azeites, que a gente fica sem saber qual levar pra casa.
    Bj.

  2. Evenice disse:

    Oi…
    Já ouví e ví muitos comentários sobre o “azeite”,há muita contradição: que o azeite tem que ser na garrafa branca,para exibir a cor realmente esverdiado,nunca a garrafa escura,que a acidez é no mínimo 0.5 ate 2.2já ví azeite com acidez de 0,4.Em que acreditar,né? Só sei que gosto demais,rsrs.
    Um abraço,
    Evenice

  3. Alcione disse:

    Olá, comprei um monovarietal chamado Manzanilha, uma deliciaaaaa… acidez 0,2%, é feito de uma única variedade de azeitona, a marca é La Violetera, acho que vcs vao gostar!!!

    Bjocas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: