Palha e Feno com Cabrito, Alcachofra e Alcaparras.

Macarrão de festa!

Em plena época de alcachofras e vem a vontade de incluí-las em todos os pratos. É o caso deste macarrão, que apesar de um pouco refinado, não exige nenhuma habilidade para seu preparo. Ingredientes de qualidade, bons amigos e um sorriso no rosto. Este é o único segredo.

Você vai precisar de uma carne desfiada, sobra de algum assado ou carne de panela que tenha preparado e guardado. Nesta receita, utilizei cabrito, uma sobra de um cabrito cozido lentamente, quase desmanchando. Você pode usar outra carne de sua preferência.

O azeite de oliva deve ser de excelente qualidade. Os fundos de alcachofra, você encontra em mercados (lembre-se, não em conserva, mas sim frescos e congelados). Ou faça como eu (ver AQUI).

INGREDIENTES (4 pessoas)

300 g de macarrão paglia e fieno

1/2 xícara de azeite de oliva extravirgem

4 fundos de alcachofras frescos, em fatias finas

1 pimentão amarelo, em fatias finas

2 colheres (sopa) de alcaparras, lavadas e escorridas

2oo g de carne desfiada (neste caso, cabrito)

1 colher (sopa) de salsinha picada

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Em uma panela funda, ferva 3 litros de água salgada e com um fio de azeite. Coloque o macarrão e cozinhe até estar al dente. Escorra e reserve.

Aqueça o azeite em uma  frigideira. Coloque as tiras de pimentão e cozinhe por 1 minuto. Adicione a alcachofra e deixe por mais 1 minuto. Junte a carne e as alcaparras. Refogue por 2 minutos. Polvilhe a salsinha picada e ponha o macarrão. Misture bem.

Sirva imediatamente, acompanhado de um bom parmezão ralado (se preferir).

Em pouco tempo, você prepara um prato digno de uma grande ocasião. Com certeza, ficará gravado na memória de seus convidados.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.