Vinhos – por Luis Felipe de Moraes

 

Cangurus?

 A Austrália é um país de aproximadamente 20 milhões de habitantes, que possui uma moderna base tecnológica, boa economia em crescimento e é famosa por suas belas e organizadas cidades. Atrai todos os anos milhares de imigrantes que desejam prosperar na vida.

 Suas raízes vinícolas estão ligadas a colonização Inglesa no séc. 19, que trouxe consigo os colonos que estabeleceram suas primeiras plantações de videiras, embora tenha havido uma tentativa anterior com a vinda das primeiras mudas ainda no séc. 18, vindas do Cabo da Boa Esperança, África do Sul, que se mostrou infrutífera. Hoje a Austrália é um grande produtor e consumidor mundial de vinhos. Sua indústria vitivinícola atual, muito moderna, começou a tomar forma nos aos 50 com a utilização de tanques de aço inoxidável de temperatura controlável e nos anos 70 iniciaram o uso de carvalho para o amadurecimento dos seus vinhos. Suas principais uvas são a Shiraz e a Cabernet Sauvignon para as tintos e a Chardonnay para os brancos. Produz vinhos saborosos, frutados e normalmente fáceis de tomar. Os Shiraz são a estrela principal desse estilo que as vezes entra em assemblage com os Cabernet Sauvignon e este raramente figura sozinho. Os brancos são amanteigados, com sabores de frutas brancas com bom corpo e são geralmente suculentos.

 Para melhor ilustrar vamos hoje passar a ficha de degustação de dois belos vinhos Australianos.

download-7

O primeiro vinho, Jacob´s Creek Chardonnay 2006, foi degustado dia 14/01/09 na cidade de Morungaba, interior de São Paulo, na Cantina RoccaPorena, pequena casa de proprietários paulistanos, exibe muito bom gosto, comida elaborada com muita qualidade e bom atendimento. Seus pratos são apresentados de maneira bem simples, quase todos servidos em travessas de barro. As massas são elaboradas pela própria cantina e exibem leveza notável, os molhos são de qualidade inquestionável.

 A vinícola Jacob´s Creek foi estabelecida em 1847 por um imigrante da Bavária, que plantou no vale de Barossa os primeiros vinhedos comerciais da Austrália. Sua adega original ainda está erguida na propriedade desde então.

 

Jacob´s Creek Chardonnay 2006

 

Cor: Amarelo intenso com reflexos dourados.

Olfato: Melão e pêssego maduros, toques de abacaxi, e um fundo bem delicado de baunilha.

Paladar: Boca muito cremosa, mostrando a presença do envelhecimento em madeira, o intenso frutado se confirma plenamente e mostra boa persistência para um vinho branco.

 

download-81

 

O segundo vinho foi degustado no ano passado, quando da vinda do proprietário da vinícola ao Brasil, trata-se do Bleasdale Shiraz/Cabernet Sauvignon 2005 da vinícola Bleasdale, esta estabelecida pela família Potts em 1850 na região de Langhorn Creek. Hoje a vinícola é comandada pela quinta geração da Família representada por Michael Potts. O vinho foi degustado na Porto a Porto de Curitiba.

 

Bleasdale Shiraz/Cabernet Sauvignon 2005

 

Cor: Rubi com intensos reflexos violáceos.

Olfato: Boa intensidade olfativa, mostra cerejas, toques de menta e chocolate muito bem integrados.

Paladar: Vinho de corpo médio, com taninos muito macios, é muito agradável e fácil de tomar, muito equilibrado.

 

 

Luis Felipe de Moraes

sommelier.felipe@yahoo.com.br

(41) 9611-0380

 

 

 

 

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.