A Fruta da Rainha.
Cremosa e deliciosa.
A fruta do mangostin, também conhecida no Brasil como mangostão, é uma fruta pequena, meio vinho, meio roxa, do tamanho de uma tangerina e com uma casca na textura similar à de uma romã. Esta fruta chegou ao Brasil no Pará em 1946, trazida da Ásia por imigrantes japoneses.
Nos dias de hoje, a fruta do mangostin vem sendo plantada em vários estados, como os da Bahia, Espirito Santo e Nordeste. Em pequena quantidade ainda, o fruto do mangostin é exportado para a América do Norte e Europa.
Poucos brasileiros experimentam do raro prazer de saborear este maravilhoso fruto, bastante caro nas prateleiras de alguns supermercados nos meses de janeiro à julho.
A Rainha Victoria da Inglaterra (1837 – 1901), ao provar o mangostin, disse nunca haver comido fruta tão saborosa, dando-lhe título de Fruta da Rainha.
Come-se a polpa clara, que envolve as sementes (lembrando um pouco a Fruta-do-Conde). O sabor do mangostin é doce e levemente ácido.
Uma fruta deliciosa, que vale a pena experimentar.
Parece que eles agora resolveram aparecer por aqui com vontade, porque os preços estão bem em conta! É realmente uma frutinha interessante, de sabor delicado e surpreendente…embora não concorde plenamente com Vossa Majestade, tenho que admitir que é sim, uma fruta bem gostosa!
Olha só, foto maravilhosa da primeira colocada da minha lista TOP 10 de coisas para experimentar!
Agora, depois do seu incentivo, com certeza, vou experimentar!
è uma fruta linda e deliciosa, pena que seja cara
gostaria de saber se a casca também é comestível,
talvez em forma de doce. Alguém já testou?
obrigada
Eu experimentei a fruta por curiosidade, e agora sempre que passo perto da meu fornecedor de frutas e verduras paro pra comprar mais . É simplismente divino o sabor desta fruta.
fruta muito gostosa não digo que seja a mais,como só conheci agora e pela primeira vez achei pouco pelo preço tão alto não é uma fruta pra todos.
Fruta simplesmente maravilhosa que delicia, em Itabira-MG o valor de cada unidade é de R$ 1,99 pelo tamanho da unidade e o fato de não poder compartilhar é muito caro.Não vi nada sobre a casca, mas sei que é antioxidante, rica em fibras..
Com referencia a sua casca como já perguntaram aqui, esta tem alto valor medicinal.
O chá desta tem poder contra febres, diarréiras infecciosas e outros.
A pasta feita com esta casca é utilizado em queimaduras, equizemas e diversas outras moléstias cutanêas.
Até mesmo no tratamento da psoriase esta tem apresentado bons resultados com a aplicação em forma de cataplasmas.
Comprei hoje em Blumenau, SC, R$ 4,50 a unidade… muito cara!