Pimentas em Conserva.
O Oba traz hoje uma sugestão de conserva de pimentas mais incrementada.
Para quem gosta de pimentas, como é meu caso, fazer o próprio molho é descobrir sabores que não encontramos nos industrializados. Conseguir um blend diferente, com a adição de algumas especiarias, é um exercício delicioso.
Apesar de existirem ótimas marcas industrializadas (como a Tabasco e a Lea&Perrins, importadas ou a Companhia das ervas, nacional), servir uma conserva de pimenta que você mesmo fez e sentir que os convidados gostaram, será um incentivo para a criação de outras misturas.
INGREDIENTES (2oo ml de conserva)
200 g de pimentas diversas (malagueta, dedo-de-moça, cumari, cayena, pimenta-do-reino fresca e cheiro-de-bode)
1 cabeça de alho cortada em flor (com o auxílio de uma faca afiada, retire uma tampa da ponta, deixando o alho inteiro)
10 grãos de zimbro
2 pedaços pequenos de canela em rama (pau-de-canela)
1 folha de louro
3 cravos-da-Índia
200 ml de azeite de oliva extravirgem
PREPARO
Aqueça 1 colher (sopa) de azeite em uma frigideira e coloque a “flor de alho”, com a parte cortada para baixo. Deixe tostar levemente.
Coloque todos os ingredientes em um pote de vidro esterilizado, arrumando em camadas. Preencha com o azeite e guarde em geladeira. Deixe por 1 semana e pode começar a usar onde sentir vontade.
Fica a sugestão ardida e perfumada do Oba.
Menino Orlando, isso ficou de uma formosura só!!!!Gente, eu achei essa foto o máximo…a flor de alho com as pimentas no fundo parece uma pintura! Uai, vou nessa sugestão, essa mistura de pimentas e zimbro tem tudo a ver comigo,congratulations, arrasou!
legal a ideia, ficou muito bonito, irei testar.
onde arrumou esse pote lindo??
essa conserva esta linda mesmo, + o azeite ñ fica esbranquiçado na geladeira ? pd deixar fora ?
Olá Patricia,
Pode deixar fora, sim..
Eu sugiro geladeira para evitar qualquer tipo de problemas…
Lembre que fora, a durabilidade será menor.
Obrigado pelo comentário e esteja sempre à vontade para qualquer dúvida, sugestão ou crítica.
Orlando,
Tô numa fase de fazer geléias e compotas de tudo que aparece na minha frente. Essa tua está linda!! Pena que aqui não encontro vidros bonitos como esse, outro dia caminhei por todo o centro da cidade procurando alguma coisa diferente. Esses vidros me lembram as compotas da minha avó!
Tenho certeza que está gostosa, mas também está um charme! Um belo presente!
Abraço
Fabi
Muito bonita. Vou testar assim que terminar a minha temível FOGUINHO. Fiz uma receita parecida com menos alho e um pouco de cebola picada.
Por quê o alho na mistura da pimenta??
Para dar um sabor a mais, Jorge. Pode ser ignorado. Você pode utilizar vários elementos de sabor a esta conserva. Cravo, canela-em-pau, ervas aromáticas. Tudo questão de gosto.
Obrigado e um abraço.
muito legal e bonito
Ficou muito bonito mesmo. Vou reproduzir em casa. Sugiro fazer um corte em cada pimenta inteira para que o óleo consiga penetrar dentro da pimenta, evitando o excesso de fermentação natural da pimenta (de dentro para fora) criando aquelas bolhas, que inevitavelmente necessitará de despressurização, evitando o derrame de óleo.
Olá, Elciro
Obrigado pelo comentário e pela excelente dica.
Um abraço!