O Aperol, uma bebida à base de laranja criada em 1919 em  Pádua, Itália, era desconhecida fora de seu país de origem até 2003, quando foi comprada pelo grupo Campari. A partir dali, com uma campanha fantástica, visando os jovens e trazendo à tona um coquetel preparado com a bebida, o Aperol Spritz, ele conquistou o mundo.

Aperol Spritz 1

O Spritz é um aperitivo alcoólico que tem origem nos tempos da dominação austro-húngaro na região italiana de Friuli Venezia Giulia e na zona de Trieste. Em sua forma mais tradicional, ou seja, uma simples mistura de água com gás e vinho (tinto ou branco), é consumido regularmente em Trieste e na província, onde às variantes com outras bebidas, mais aparecidas com um verdadeiro aperitivo e descritas em seguida, são associadas outras denominações dialetais .

O Spritz é o equivalente do Pirlo de Brescia. Com o passar dos anos, a bebida difundiu-se rapidamente em outras cidades do Vêneto, de Friuli-Venezia Giulia e de Trentino. Não existe uma composição única para o spritz, mas variantes para cada cidade, por sua vez interpretadas livremente pelo bartender, cada um com uma própria preparação particular.

Um denominador comum entre as variantes existentes é a presença do vinho branco e água com gás ou seltz. Em Treviso o spritz é preparado misturando à base do prosecco e seltz o Campari, Aperol ou Cynar e adicionando uma rodela de limão, laranja ou uma azeitona. Em Veneza é mais difundido o spritz simples, ou seja sem a adição de alcoólicos vermelhos.

No Trentino o spritz é conhecidos tanto entre os jovens e quanto entre os idosos, os quais geralmente para identificar o produto usam o sinônimo branco com Aperol. Normalmente se você pedir um spritz em Trento, Rovereto ou Riva del Garda (os maiores centro de consumo) a receita não muda: trata-se de gelo, Aperol, espumante e uma fatia de laranja. A verdadeira variante, nas varias áreas, é a tipologia e o sabor do espumante.

Em Trento aparece o espumante Ferrari, assim como em Riva del Garda, enquanto na área de Rovereto e de Val Lagarina além dos vários espumantes pode-se variar com a substituição pelo prosecco. Numa variante a Seltz é substituída pelo gin. No Veneto o spritz é um verdadeiro ritual popular, que envolve desde a manhã os jovens e os velhos. Sem dúvida é o aperitivo mais consumido e difundido, um tradicional meio para a socialização além de ser um símbolo da intensa atmosfera citadina. (Wikipedia)

O Aperol Spritz é um drinque refrescante, ideal para as noites quentes, ideal para você brindar a chegada de 2016. A receita não poderia ser mais simples:

1 parte de soda (ou água com gás)

2 partes de Aperol

3 partes de Espumante de sua preferência

Gelo

Em um copo ou taça alta, misture tudo delicadamente, preencha com gelo e enfeite com meia rodela de laranja.

Aperol Spritz

Pronto, você está com um dos drinques mais consumidos nas baladas do mundo inteiro. No mais, é comemorar!

Saiba mais sobre Aperol Spritz.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.