Anemia e Nutrição!

sangue

O Oba retorna, depois de um longo período, ao tema Nutrição. Hoje falando sobre Anemia, muito confundida com desnutrição.

Definida pela Organização Mundial de Saude (OMS) como a diminuição na quantidade de glóbulos vermelhos (hemoglobina) no sangue. A função dos glóbulos vermelhos é justamente transportar o oxigênio dos pulmões para os demais órgãos e tecidos, consequentemente necessário para proporcionar energia.

São vários os tipos de anemia. A mais comum é a anemia por deficiência de ferro (ferropriva). Listamos aqui alguns sintomas: palidez, cansaço, tontura, dores, irritabilidade, insônia, desânimo, dificuldade de concentração, falta de fôlego, redução de capacidade de exercícios físicos entre outros.

anemiaAssim, a anemia afeta diretamente a qualidade de vida do indivíduo,  contribuindo, inclusive para perda de massa muscular e desnutrição. 

O ferro é  um mineral essencial que atua na síntese das células vermelhas. As mulheres precisam de uma atenção especial. A recomendação da ingestão de ferro é de 10mg/dia para homens e 15mg/dia para mulheres adultas.  

As gestantes e crianças são grupos vulneráveis á deficiência de ferro.

As principais fontes de ferro são carnes vermelhas, peixes e aves. Os vegetais folhosos verde-escuros, leguminosas, grãos integrais, nozes e castanhas também tem alto teor de ferro, porém menos absorvíveis.

A absorção intestinal de ferro pode ser afetada por diversos fatores, sendo que apenas 10% do que ingerimos é absorvido. Quando em situação de deficiência desse mineral, esta capacidade aumenta.

Uma das maneiras de se aumentar a absorção do ferro é ingerir vitamina C junto com a refeição rica em ferro. Então, aí vai uma dica, suco de fruta ácida ( laranja, abacaxi, acerola ou kiwi, por exemplo) ou mesmo como sobremesa ou sendo incorporado ao prato principal vai ajudar a absorver esse mineral tão importante.

                                                                                                         Maria Alice Maciel – Nutricionista

Sendo assim, o Oba hoje passa uma receita muito fácil: um suco de laranja e beterraba! Para uma porção, tire o suco de 3 laranjas. Leve para o processador e misture com uma beterraba média picada. Processe, coe e tome…  

Prevenir é o melhor remédio!!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.