“A simplicidade é o último grau de sofisticação”.

Esta frase do Leonardo da Vinci representa o que penso sobre comidas. Adoro o simples. Não que não goste das coisas mais complexas, mas acho que no simples colocamos nossa alma, doamos um pouco de nós naquilo que preparamos. O carinho é mais visível.

Chá de maçã 1

Um jeito de servir, um enfeite sem afetação e a sofisticação surge de onde ninguém conseguiria supor. Algumas pessoas tem este dom. É um jeito de fazer as coisas mínimas transformarem-se em acontecimentos. É um dom que vem do coração, espontâneo e que encanta quem tem a sorte de compartilhar momentos assim. Admiro demais quem tem esta capacidade.

Conheço poucas pessoas assim. Minha querida amiga e colaboradora do OBA Gastronomia, Regina Maria Franco é uma delas. Tudo que ela prepara tem o poder de encantar. Um carinho demais da conta. Com a Regina não tem nada que não possa ficar com outra cara, com um ar de que aquilo foi feito pensando exatamente em agradar quem irá desfrutar.

Um simples chá, daqueles que às vezes são servidos à tarde sem motivo algum, nas mãos da Regina se transforma em uma coisa lúdica e mágica. Não uma “cerimônia do chá”, com porcelanas raras e chás mais raros ainda. Chá normal, o de saquinho mesmo, mas servido para tirar sorrisos.

E foi assim que este chá feito pela Regina e servido em maçãs tinha de ter vindo parar aqui. Não que seja inédito, mas porque é sincero e feito com carinho, a coisa que eu mais dou valor no mundo. Todas as comidas deveriam ser assim. Trazer sentimento e deixar saudade, uma vontade de repetir sempre. Acredito que esta é a busca que todo cozinheiro deva fazer. Tocar o coração de quem tem a sorte de degustar suas preparações.

Chá de maçã

A receita nem é necessário. Basta dizer que foi usado chá de maçã e baunilha em saquinho  e servido em maçãs escavadas, com um pau de canela enfeitando. Tem algo mais simples e encantador? Como tudo deve ser.

Fotos por Alessandra Franco.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 6 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.