150 anos do Bacardí

Macarrão com Iogurte Natural ou Coalhada
3 de março de 2012
porta temperos Jamie Oliver
Novidades para sua Cozinha – Temperos e Facas
4 de março de 2012
Mostrar todos

Um aniversário mais que especial.

Aproveitando as comemorações de 150 anos da Bacardí, nada melhor que falar um pouco sobre a marca que é líder mundial em venda de run.

A bebida que é obtida através da fermentação do melaço de cana-de-açúcar e pode ser tomada pura ou em coquetéis é apreciada por várias pessoas no mundo todo pelo sabor levemente suave.

Para comemorar esta data, a empresa tem organizado eventos em vários países inclusive no Brasil. A festa com temática cubana também aconteceu em Curitiba no início de fevereiro no Clube Concórdia para 800 convidados que puderam conhecer todos os produtos e provar os famosos coquetéis caribenhos.

Hoje a Bacardí, em sua oitava geração, possui 27 fábricas e está presente em 180 países, comercializando mais de 240 milhões de garrafas, somando 60% do mercado mundial. A empresa está sempre modernizando embalagens e criando novos produtos. Aqui no Brasil, o Bacardí Apple e o Bacardí Limón são sucessos de venda e os mais recentes Mojito e Bacardí Artic Grape também foram bem aceitos.

Além dos produtos Bacardí, a marca ainda é proprietária das vodkas Eristoff e Grey Goose, do whisky Dewar´s, do gin Bombay Saphire e do vermute Martini.  Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a marca também pode visitar a Casa Bacardi que fica em Porto Rico. (http://www.casabacardi.org)

 História

A história da marca começa quando o espanhol Facundo Bacardi Massó se muda para Santiago de Cuba onde trabalhava com importação de vinhos e mercadorias e em 1862 comprou uma pequena destilaria. A fábrica veio com equipamentos e também vários morcegos, que virou símbolo e deu origem ao logotipo conhecido mundialmente.  Usando técnicas apuradas de filtragem e carvão para reter impurezas ele criou um rum mais suave e agradável ao paladar para seu próprio consumo, que mais tarde ficou famoso e começou a ser distribuído no país.

Facundo passou seus segredos aos filhos e se aposentou, mas apenas um deu continuidade ao negócio. Em 1890 foi aberto um escritório em Havana e mais tarde foi construído o Edifício Bacardí no centro da cidade.  Surgiram os coquetéis Cuba Libre, Pina Colada, Daiquiri e Mojito que popularizaram o consumo de run.

Na década de 30 veio à internacionalização com fábricas no México, Porto Rico e um escritório de Nova York e tornando-se a primeira corporação multinacional cubana. Tudo ia muito bem até Fidel Castro assumir o governo em 1959 e confiscar todos os bens da Bacardí, a família então deixou Cuba, exilou-se nos Estados Unidos e construiu novas instalações em diferentes países. Na década de 70 alcançou sucesso de vendas e vinte anos depois comprou a Martini.

Cassiana Gonçalves é jornalista e sommelière. Atualmente trabalha na área comercial da MHG Bebidas Finas indicando os melhores vinhos e espumantes para festas de casamentos, formaturas e eventos corporativos.

Contato: cassiana@mhgbebidas.com.br ou 9983-7002.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: