Muitas pessoas gostam de cozinhar e esforçam-se todos os dias para aprender cada vez mais.Cozinhar como um chef em sua casa pode ser possível. Venha conhecer 10 dicas para se tornar um verdadeiro chef.

O mundo dos programas e séries de TV sobre culinária e das suas competições veio para aguçar (ainda mais) o gosto de algumas pessoas pela cozinha. Em simultâneo, esses mesmos programas contribuíram para mudar por completo a forma como se encara a criação de pratos, levando-nos a ser mais exigentes com as iguarias que preparamos.
Existem, sem dúvida, alguns pratos que, pela sua complexidade, apresentação e sabor, nos deixam de água na boca apenas em pensarmos neles e por isso, como não poderia deixar de ser, há um desejo intenso de deixarmos de ser simples amantes da cozinha e passarmos para a etapa superior: se tornar um verdadeiro chef em nossa própria casa.

Cozinhar como um chef de verdade é algo que está cada vez mais ao alcance de quem tem essa ambição. Hoje, não só existe um maior acesso a receitas, a programas e a guias, como existe também uma maior facilidade em encontrar ingredientes super variados, alguns dos quais exóticos e provenientes de países distantes e também o acesso a ingredientes que antes eram exclusivos a empresas e restaurantes.
Com esse acesso e todas as outras modernizadas do século XXI por esses ingredientes antes somente conhecidos por grandes experts culinários além da facilidade em encontrar as melhores receitas veio para facilitar muito a vida de quem quer começar a cozinhar como um chef, deixando a família, amigos ou visitas de água na boca.
Hoje, vamos apresentar 10 dicas para que você possa se tornar um verdadeiro chef de cozinha dentro da sua própria casa ! 

1. Aprenda com quem sabe

Os cursos e aulas de culinária são formas excelentes de conseguir tornar-se um verdadeiro chef de cozinha. Oportunidades, como as aulas de gastronomia com superprof irão permitir que aprenda novas técnicas e que aprenda as melhores formas de trabalhar com alguns ingredientes.
Este tipo de aula e cursos têm várias especialidades e permitem que você adquira um infinito de possibilidades e conhecimentos que serão muito úteis para melhorar a sua experiência  na cozinha.

2. Explore os conteúdos da Internet

Não tenha medo em fazer sua busca por novos conhecimentos por si só. Hoje, a Internet possui um acervo incrível de receitas e guias passo-a-passo para aprender algumas das técnicas mais comuns de cozinha.
Aproveite este espaço para pesquisar novas iguarias ou novas combinações de sabores e experimente em casa todas aquelas que deixem água na boca só de pensar.

3. Adote o método da tentativa e erro

Nem todas as receitas que tentamos ficam boa de primeira e algumas podem até ter alguns erros (principalmente quando são encontradas na Internet).
Tente novamente a receita e adapte-a aos seus gostos, conhecimentos e vivências. Verá que acabará por criar um prato só seu e cheio de sabor.

4. Saia da sua zona de conforto

É muito comum na culinária que acabemos por reduzir as nossas experiências gastronômicas a um pequeno leque de opções.
Se o seu desejo é tornar-se um verdadeiro chef na sua casa, recomendamos que procure e que experimente tantas receitas e técnicas quanto possível para expandir os seus horizontes gastronômicos e ganhar uma maior versatilidade, variedade e inspiração. 

5. O material ajuda muito

Evidentemente, é possível cozinhar com qualquer material de cozinha… ainda assim, se a sua ambição é atingir um nível de chefe, é importante que o material colabore com esta ambição.
Procure bons instrumentos de cozinha para o ajudarem na tarefa de cozinhar. É incrível como a panela ou a faca certas podem ser aliadas fundamentais no processo de crescimento dentro da gastronomia.

6. Escolha ingredientes frescos

Um dos maiores segredos dos grandes chefs internacionais não está na preparação dos ingredientes… mas nos ingredientes em si!
É totalmente diferente a experiência de cozinhar com alimentos de melhor qualidade, orgânicos e naturais. Aposte nos alimentos frescos e verá a diferença ! 

7. Utilize água filtrada

O uso de água filtrada é muito importante para preservar o sabor dos alimentos que está a cozinhar.
A água da torneira tem, muitas vezes, uma grande quantidade de cloro e pode reagir com os alimentos, que pode alterar o sabor do prato e fazer com que o resultado seja inferior ao esperado.

8. Procure usar óleo novo

Quando cozinhar com óleo, tenha o cuidado de garantir que este está em condições para ser utilizado.
Após algumas utilizações, o óleo pode ficar queimado, prejudicando a sua saúde e também o sabor dos alimentos ali cozinhados.

9. Tenha atenção aos tempos e às temperaturas

O tempo e as temperaturas das receitas devem ser cumpridos para evitar que os seus alimentos cozidos percam qualidade.
Considerando as diferenças de fogão para fogão, deve-se ainda adaptar estes tempos sempre que necessário.

10. Confie em si

A confiança é fundamental para um bom chef. Acredite nas suas capacidades e tente melhorar mais e mais a cada dia.

Carolina Figueiredo

Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu