Vinícola Aurora – Bento Gonçalves

Home / O Oba visitou! / Locais / Vinícola Aurora – Bento Gonçalves

A maior vinícola do Brasil.

Fui conhecer a Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves.

Aproveitando um tempo livre,enquanto não me interno na cozinha para a oficina de Gastronomia do Twitter Mix, saí para conhecer um pouco da linda Bento Gonçalves. E não poderia deixar de visitar a Aurora, no centro da cidade. Um lugar fantástico, quase mágico.

A história da AURORA inicia em 1875, com a chegada de imigrantes oriundos do norte da Itália. Estabelecidos na Serra Gaúcha, no Sul do Brasil, encontraram paisagens e clima similares aos de seu país de origem. Assim, os hábitos e a cultura europeus não foram abandonados, e a antiga arte da vitivinicultura logo teve sua retomada.

No dia 14 de fevereiro de 1931, dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero do Brasil: A COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA . Um ano mais tarde, já contabilizavam a produção coletiva de 317 mil quilos de uvas e fixavam a base de um empreendimento destinado não só a ser o maior, mas também um dos mais qualificados tecnologicamente.

Hoje, bem no coração de Bento Gonçalves, a Vinícola Aurora é a maior do Brasil. O número de famílias que se associaram à cooperativa ultrapassa 1.100, sendo a produção orientada por técnicos que, diariamente, estão em contato com o produtor – fornecendo-lhe toda a assistência necessária. A equipe técnica se responsabiliza pelo acompanhamento permanente do processo industrial e pela qualidade final dos produtos, sempre com a atenção voltada para o desenvolvimento de uma tecnologia de ponta.

A conquista da posição que ocupa há mais de duas décadas foi possível graças à constante modernização de seu parque industrial, à alta tecnologia de suas unidades e aos rigorosos padrões exigidos nos processos de produção. O cuidado extremo com a rotina produtiva, observado a partir da plantação das mudas ao engarrafamento do produto, faz parte da receita de crescimento constante do empreendimento durante todos esses anos.

Fonte: http://www.vinicolaaurora.com.br

A visitação, acompanhada de guia, é um passeio inesquecível. Lá você conhece todos os locais por onde passam os produtos da vinícola durante sua elaboração.

Os barris de carvalho, onde os vinhos mais nobres são maturados

Passando por túneis que cruzam as ruas da cidade, até chegar na Cave di Baco, onde uma degustação é oferecida aos visitantes, é uma aula sobre o  esforço destes imigrantes valorosos, que tanto colaboraram com a história e cultura brasileira.

Para encerrar a visita, uma passada na Loja Aurora,onde você pode encontrar todos os produtos comercializados pela marca. Alguns não tão frequentes em mercados, como a Grapa e os vinhos fortificados.

Um passeio sensacional nesta cidade encantadora que é Bento Gonçalves.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 6 comentários
  • Gina
    reply

    Estive na Aurora há muitos anos e sempre apreciei esse tipo de passeio. É dos meus favoritos.
    Um abraço.

  • Kelly Cesario de Souza
    reply

    Já visitei a venicola em Bento Gonçalves, e foi muito agradável, inclusive comprei vários produtos e foi entregue em São Paulo/SP. Gostaria de saber se seria possível comprar pelo site. Aguardo retorno. Desde já agradeço.

  • Noêmia Lamberti
    reply

    Olá, estarei ai visitando vcs no dia 21/11, irei com o grupo da Turismar emprêsa de turismo na cidade de Salvador, estou ansiosa para conhecer essa importante venícola em Bento Gonsalves. As pessoas que eu conheço e que ai estiveram só se referem a vcs de uma forma muito carinhosa. Até dia 21 se Deus assim o permitir. Obrigada pela sua atenção, atenciosamente Noêmia

  • delvino gentil rigoni
    reply

    informaçao de como compra vinho tannat, diretamente de vinicola na embalagen 750 ml e se produzem o mesmo na embalagem bag in box bem como os preços dos mesmos. para meu consumo pessoal.

  • josmar rodrigues de oliveira
    reply

    ja visitei por tes vezes a vinicúla aurora sendo uma a convite. adorei todas porem avisita a convite foi mais completa porque fiquei cinco dias maravilhoso tive o prazer de conhecer tota a vinicúla.que alias das outras que conheci tambem a aurora e de longe mais completa seus vinhos seus funcionários e tambem seus diretores. fasen a diferencia.

    Grande – abraço a todos – JOSMAR

  • Maria josé Silveira da Silva
    reply

    Olá, meu nome é Maria José sou estudante de engenharia de alimentos pela UFCG e estou pagando a cadeira de tecnologia de bebidas e a bebida que mais mim entereso é o vinho,pois acho uma bebida fascinante. Pretendo visitar vinícola Aurora para aprender um pouco mais sobre os vinhos.

Comente