Mercado Público de Itajaí e o Engenho do Mar

Home / O Oba visitou! / Bares / Mercado Público de Itajaí e o Engenho do Mar

Durante minhas férias tive a oportunidade de passar algumas horas em Itajaí, cidade no litoral catarinense, grudada em Balneário Camboriú. Fiquei surpreendido com sua organização, tamanho e beleza.

Uma das praias em Itajaí

Itajaí é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localiza-se no litoral centro norte catarinense e faz parte da Mesorregião do Vale do Itajaí, na margem direita da foz do rio Itajaí-Açu. Segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sua população estimada em 2016 é de 208.958 habitantes. Possui o maior produto interno bruto do estado e a maior renda per capita do estado. (Wikipedia)

Se existe uma cidade que pode levar o título de “Cidade do Pescado”, é Itajaí. Por este motivo, minha visita teria de incluir o Mercado Municipal.

Construído em 1917 para comercialização de produtos da pesca, o Mercado Público Municipal é uma das construções mais características do centro histórico de Itajaí. Em 1936, após um incêndio, foi totalmente restaurado e tombado como patrimônio histórico, para preservar a cultura dos povos europeus que colonizaram a cidade. Na sua arquitetura original o que chama atenção é o chafariz que fica no meio do pátio interno do mercado, traço marcante de construções ibéricas.


Lugar ideal para saborear as comidas típicas com frutos do mar, transitar entre figuras ilustres da cidade, conhecer e comprar o artesanato local, baseado principalmente em produtos de palha, cestarias, cerâmica e madeira. O mercado possui cinco lojas de artesanato, um restaurante e um bar.
Toda semana é também ponto de encontro de músicos e artistas regionais que se apresentam para animar os visitantes. No repertório de canções especiais estão principalmente os fados portugueses e a música popular brasileira. (Fonte: Diarinho)

Um dos muitos peixes que você encontra por lá

O Mercado Público Municipal é um verdadeiro ponto de encontro para os boêmios de Itajaí, também conhecido como Mercado Velho. É considerado o Centro de Cultura Popular devido aos diversos shows musicais para os que gostam da música popular brasileira, com apresentações de samba e chorinho aos sábados.

O pátio interno do Mercado Velho foi construído em 1917, um belíssimo chafariz orna o seu centro que é cercado de lojas com produtos artesanais, restaurantes com pratos típicos à base de frutos do mar.

Bem ao lado do Mercado Público está o Mercado de Peixe, com várias bancas vendendo pescados, frutas, verduras, artesanatos, produtos coloniais e um empório natural com mais de 370 espécies de ervas. Além de lanchonetes que oferecem saborosos lanches rápidos. (Fonte: Portal Litoral de Santa Catarina)

Claro que para a visita ficar completa, eu teria de almoçar por ali mesmo. O restaurante que escolhemos foi o Engenho do Mar, um dos que fazem parte da Praça de Alimentação do mercado. A escolha não poderia ter sido mais feliz. O restaurante oferece diversos pratos e porções de frutos do mar, tudo fresco, como se fosse apanhado na hora. O PF que peguei foi o de Abrótea. Um belo prato, bem servido demais, com dois filés maravilhosos de peixe. Acho que o PF deles significa Prato Fantástico. De comer rezando.

Visitar o Mercado Público de Itajaí é um dos programas que virou obrigatório quando eu estiver naquela região. Um lugar repleto de histórias e cenários para encantar a vista. Voltar ao Engenho do Mar também virou uma promessa. Só indo e experimentando a comida para saber que voltar é questão de tempo.

O Mercado Velho está situado na Avenida Ministro Victor Konder, na Praça Félix Busso Asseburg, s/n, Centro. O espaço funciona d segunda a sexta, das 07h às 18h, e aos sábados das 07h às 14h. Contato: (47) 3348-4820.

O Mercado de Peixe fica bem ao lado no mesmo endereço e funciona de segunda a sexta das 09h às 19h e aos sábados das 09h às 16h. Contato: (47) 3346-4526. (Fonte: Portal Litoral de Santa Catarina)

O Restaurante Engenho do Mar está localizado na Praça de Alimentação do Mercado Velho.

Visitem a Página do Engenho do Mar no Facebook!

[slideshow_deploy id=’28134′]
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente