Guega Ristorante

Home / O Oba visitou! / Guega Ristorante

Como se faz um grande restaurante.

O que é um Restaurante Gastronômico.

Um grande restaurante não nasce do acaso. É fruto de muito trabalho, dedicação, capricho e amor ao que se propõe. Nunca irá agradar todo mundo, mesmo porque, a compreensão de um prato, da técnica empregada, da forma correta de preparo, é um constante aprendizado para quem se pretende Gourmand.

Tentar exigir das pessoas que o que importa é a qualidade, não a quantidade de opções em um cardápio, é até perda de tempo.

Para tentar explicar  esta questão, vou recorrer ao melhor Chef do mundo, Ferran Adriá, e ao meu restaurante preferido: o Guega Ristorante. Qualquer tipo de semelhança, não é mera coincidência.

Que és un restaurante gastronómico?

“Na minha opinião, pode-se dar o nome de restaurante gastronômico ao estabelecimento em que a cozinha eleva ao máximo nível o prazer de comer, aquilo em que a felicidade do cliente é a primeira divisa do cozinheiro.

Um restaurante gastronômico é o que oferece uma cozinha diferente e pessoal, e deixo claro que isto é opinião, como tudo.

Para mim, parece que na hora de comer, para muitas pessoas, a felicidade de cada um não depende da criatividade do cozinheiro, mas o cozinheiro deve exercer esta liberdade para atingir este objetivo…”

E o Guega é exatamente assim…o lugar onde aprendi tanto. Na época era Boulevard, só francês. Hoje, para mim, o melhor italiano de Curitiba. Sei o carinho que o Chef Celso Freire tem com sua comida, com tudo o que oferece.

Lá, me sinto em casa. Uma equipe fantástica de funcionários faz de tudo para me sentir assim. Uma equipe que sempre está com o sorriso aberto; uma equipe que não tem preço!

Seguindo com Ferran Adriá:

“Reunir todas estas condições não é nada fácil. Por isto é previsível que os restaurantes gastronômicos estão ficando cada vez mais raros.

Em todos os casos, sempre é positivo tentar a aproximação deste ideal, cuidando do profissionalismo, a qualidade da cozinha e do serviço.

Quando se pode produzir a magia que um cozinheiro criativo aspira, a perfeição estará a  um só passo.”

Ferran Adriá em Secretos de El Bulli

O Guega está bem perto disto.

Hoje foi dia de Crudo de Carne de antipasto e Spaghettini com Coxas de Rã como prato principal. Imperdível!

Conhecer e compreender a Gastronomia quase como uma ciência, não esquecendo toda a parte de emoção que um prato pode transmitir – esta é a arte que a culinária produz.

Parabéns e muito obrigado a todo o pessoal do Guega Ristorante. Para todos que fazem alguns domingos meus inesquecíveis.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 6 comentários
  • Carol
    reply

    Orlando, passou exatamente a essência do restaurante, deixou o leitor com vontade de conhecer. A última foto é linda demais!! Beijos

  • Carol Figueiredo
    reply

    Orlandinho!
    Excelente post, com lindas fotos e Hum…aquele Spaghettini devia estar maravilhoso.
    Parabéns!

  • rosana
    reply

    Adorei a matéria!! Precisamos de restaurantes assim em nossa cidade, completo e familiar. Com certeza uma ótima opçao para o próximo fim de semana heim?. Parabéns a todos.

  • Camila
    reply

    Sou aluna do curso de gastronomia da univali em sc, e estarei fazendo meu estágio no Guega. Estou muito ansiosa. Parabéns pelo post. Esses dois chefs são demais.

  • Lummone
    reply

    Orlando.

    Parabéns pelo belo site, obrigado pelos elogios ao Guega Ristorant,

    Att:

    Luciano
    ( Cozinheiro do Guega)

pingbacks / trackbacks
  • […] maravilha. Para quem é de Curitiba, vale a pena experimentar a Bisteca alla Fiorentina servida no Guega Ristorante. É […]

Comente