Feira de Inverno

Home / O Oba visitou! / Feira de Inverno

Feira Especial de Inverno – Feira do Pinhão!

dsc02420

Mais uma vez, a Praça Ozório de Curitiba recebe uma feira temática, a Feira do Pinhão ou Feira Especial de Inverno. Nestes dias frios e ensolarados, a praça se enche de um alegre colorido, com várias barraquinhas oferecendo seus produtos. 

Artesanato e comida fazem a alegria dos visitantes, ou mesmo de quem está só de passagem pela praça.

Nesta época do ano, a grande vedete da feira é o pinhão. Semente comestível da pinha do Pinheiro-do-Paraná, ele é encontrado cozido e in natura em várias das barracas da praça.

dsc02412

A feira traz diversas barraquinhas que comercializam seus produtos. Como a época é Inverno (ou quase), a maioria coloca à venda produtos relativos ao tema (gorros, luvas, etc.), todos artesanais.

No centro da praça, encontra-se a área de alimentação. Diversas barracas apresentam produtos típicos do Paraná e do mundo. Italianos, portugueses, poloneses, japoneses e outros trazem para os visitantes pratos como o pierogui, yakisoba, bolinho de bacalhau e muito mais…

dsc02416

Neste meu passeio pela feira,optei pelo bolinho de camarão da barraca da Tia Nina. Conheço o pessoal há anos. Todos os verões eles vendem seus produtos na areia da praia que frequento (Guaratuba, litoral do Paraná). 

Na praia, sempre comi os salgados da Tia Nina. O risólis de palmito, devorado olhando o mar, é uma delícia!

A barraca da Tia Nina vende diversos produtos, como Casquinha de Siri, Espetinhos de camarão, bolinho de camarão  e uma deliciosa Caldeirada (sopa de frutos do mar).

dsc02417

Continuo insistindo que a Prefeitura de Curitiba devia dar melhores condições para os comerciantes. A feira atrai muitos visitantes e merece um carinho especial.

Também não poderia deixar de comentar sobre o tema da feira, o pinhão. O crescente desmatamento está levando ao fim uma das árvores mais imponentes do Brasil: o Pinheiro-do-Paraná!

Hoje o estado já não possui mais florestas originais de pinheiros. Uma árvore que demora 20 anos para dar seus frutos, deveria ser respeitada e protegida.

Na Rua XV, que desemboca na Praça Ozório, foram colocados vários troncos de pinheiros arrancados ilegalmente para chamar a atenção da necessidade de leis mais severas contra o desmatamento.

dsc02423

Há tempos o Oba não fazia uma matéria tão ilustrada, mas a feira e todos os comerciantes merecem. Para você que é de Curitiba, vale a pena fazer um passeio por ela.

E para quem é de fora e está de passagem por Curitiba, é uma oportunidade de conhecer os costumes do povo paranaense.  Fica a sugestão do Oba!

FEIRA ESPECIAL DE INVERNO – FEIRA DO PINHÃO

PRAÇA OZÓRIO – CURITIBA – PARANÁ

DAS 9:00 ÀS 22:00   ATÉ O FINAL DE JUNHO

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 4 comentários
  • Roseli Salgados Kit Festas
    reply

    Adorei a reportagem que fez sobre nossos produtos infelizmente não estaremos mais ai em curitiba mas aki na praia esperamos por vcs…agora todas as noites com caldeirada de frutos do mar quentinha pra aquecer…abraço a todos Fabiane Filha the Rose e sobrinha the tia nina.

  • Kit Festas Fabi
    reply

    Adorei a reportagem que fez sobre nossos produtos infelizmente não estaremos mais ai em curitiba mas aki na praia esperamos por vcs…agora todas as noites com caldeirada de frutos do mar quentinha pra aquecer…abraço a todos Fabiane Filha the Rose e sobrinha the tia nina.

pingbacks / trackbacks
  • […] chega maio no sul do Brasil, começa a aparecer este fruto maravilhoso que é o pinhão. Sua época vai até junho, às vezes até julho. Esta curta duração faz com que vários pratos […]

  • […] chega maio no sul do Brasil, começa a aparecer esta semente maravilhosa que é o pinhão. Sua época vai até junho, às vezes até julho. Esta curta duração faz com que vários pratos […]

Comente