Cozinha vegana para o dia a dia- Um livro para todos

Home / Receitas do OBA! / Técnicas e Bases / Biblioteca Gastronômica / Cozinha vegana para o dia a dia- Um livro para todos

Recebi como cortesia o excelente livro Cozinha vegana para o dia a dia, de autoria da portuguesa Gabriela Oliveira e lançado no Brasil pela Editora Alaúde. Com receitas práticas e saborosas, ricamente ilustrado e detalhado, o Cozinha vegana é um livro que deve estar na prateleira de todos que apreciam cozinhar, veganos e não veganos. Um livro que recomendo demais.

Cozinha vegana

Título: Cozinha vegana para o dia a dia

Título original: Cozinha vegetariana para quem quer poupar (Portugal)

Autora: Gabriela Oliveira

Palavras-chave: dieta à base de vegetais, dieta natural, dieta vegana, alimentação saudável, alimentação familiar, praticidade, economia, sem lactose, receitas, gastronomia, culinária, sem carne, sem ovos, sem leite

Dados técnicos

ISBN: 978-85-7881-342-0

Formato: 18 x 26 cm

Páginas: 216

Acabamento: brochura com orelhas, miolo colorido, com fotos

Edição: 1a, 2016

Preço: R$ XXXX

SINOPSE

Em Cozinha vegana para o dia a dia, Gabriela Oliveira reuniu mais de 100 receitas práticas e deliciosas para agradar aos paladares mais exigentes, sempre sem carne, ovos ou laticínios. Combinando os pratos de cereais e leguminosas, um jantar substancioso e reconfortante está garantido – e todos os nutrientes também. Se a pedida for um lanche descontraído, as receitas de tortas, pizzas hambúrgueres, pães e molhos vão fazer bonito. Já no fim de semana, que tal reunir os amigos e oferecer bolinhos, croquetes e empadinhas para embalar uma conversa animada? Gabriela ensina ainda a fazer leites e queijos vegetais, indica o valor nutricional dos pratos e explica como montar uma refeição estritamente vegetariana completa.

SOBRE A OBRA

Fazer refeições nutritivas, saborosas e práticas todos os dias é a meta de muitos, mas sabemos que isso requer dedicação: é preciso planejar o jantar, programar o que levar para o almoço no escritório e pensar em lanchinhos gostosos e saudáveis para degustar durante o dia. Em casos de restrições alimentares – como ao glúten ou à lactose – o desafio é ainda maior.

Cozinha vegana para o dia a dia facilita essas tarefas. A autora, Gabriela Oliveira, selecionou mais de 100 receitas sem carne, peixe, ovos ou laticínios que podem ser servidas sozinhas em uma refeição rápida ou combinadas para montar um verdadeiro banquete para toda a família. O livro traz as preparações básicas da cozinha vegana, como leites e queijos vegetais, molhos, pães e massas que são uma valiosa ajuda na hora da correria. Também traz receitas que nos inspiram a dar um toque diferente para cereais, leguminosas, verduras e legumes e a incrementar o seitan, o tempeh e o tofu. Encerrando com muita doçura, as sobremesas incluem bolos, tortas, mousses, cremes, pudins e cupcakes de dar água na boca.

E, como se não bastasse, a autora traz dicas para reforçar o consumo de proteínas, vitaminas e minerais e faz adaptações para retirar o glúten e o açúcar de algumas receitas, tudo para agradar à família toda. Repleto de informações úteis – como o tempo mínimo de demolha dos feijões e a melhor maneira de montar uma refeição vegana completa, por exemplo – Cozinha vegana para o dia a dia vai ganhar lugar de honra na mesa de todos os leitores. Bom apetite!

PONTOS DE DESTAQUE

  • Mais de 100 receitas sem carne, ovos ou laticínios indicadas para o dia a dia da família brasileira
  • Receitas testadas pela autora
  • Eleito em 2016 o melhor livro de cozinha vegetariana de Portugal pelo Gourmand World Cookbook Awards

SOBRE A AUTORA

Gabriela Oliveira nasceu em 1975, no norte de Portugal. Vive em Lisboa, tem três filhos e tornou-se vegetariana há quase duas décadas. É licenciada em Comunicação Social e tem colaborado, como jornalista freelancer, em várias publicações, como os semanários Sol e Expresso e as revistas Pais & Filhos e Notícias Magazine (do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias). Os seus trabalhos centram-se, sobretudo, nas temáticas da alimentação, do ensino e da família. Além do gosto por escrever e se comunicar, adora igualmente o desafio de criar receitas. Criou uma marca de produtos veganos, participa de eventos, realiza regularmente workshops de cozinha vegetariana e continua a imaginar um mundo melhor.

LINKS INTERESSANTES

Site da autora: http://gabrielaoliveira.weebly.com/

Facebook: https://www.facebook.com/Cozinha-Vegetariana-Gabriela-Oliveira-226083647596792/

Orlando Baumel
Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.