Como se alimentar no verão

Home / Colunistas / Como se alimentar no verão

A Nutricionista Maria Alice Maciel dá algumas dicas de como se alimentar corretamente durante o verão. Vale a pena ler.

Então… vira e mexe esse tema vem à tona. Mesmo assim, parece que não aprendemos as lições e continuamos com dúvidas, exageros e por aí vai.

Vamos lá, lembrar algumas coisinhas para ajudar a passar o verão felizes. Que tal começar pelos líquidos? É claro que vamos ter que ingerir mais líquidos! Então, vamos optar pelos mais saudáveis. Os sucos naturais são sempre bem vindos, desde que em boas condições de higiene. Aliás, esse é um detalhe importantíssimo: se você não tiver opção em relação à locais limpos, prefira sucos de caixinha ou até refrigerantes, melhor do que se meter em uma gastroenterite.

Sabemos que a melhor escolha é a água mesmo, mineral, é claro ou água de coco que é muito indicada para manter a hidratação. Se você transpira bastante ou faz exercícios, deve ingerir mais líquidos ainda, preste atenção na quantidade.

Tá, e o resto? Bom, todos nós sabemos que devemos preferir preparações e alimentos de fácil digestão. Aí entram as frutas e vegetais. Ótimo, sem esquecer que devem ser bem higienizados. Eles contém vitaminas, minerais, líquido e fibras, que aliás são ótimos aliados.

Vamos tentar manter presente uma quantidade razoável de fibras, que, por sua vez também necessitam de líquido para exercerem suas funções. É claro que sempre é bom comentar sobre os exageros. Não devemos exagerar em alimentos gordurosos e frituras e também nas quantidades. É melhor aumentar o número de refeições e diminuir as quantidades.

Que tal? Não é tão difícil assim, hein? E os sorvetes, o que me diz? Vamos preferir os de frutas, são menos calóricos e tem um poder refrescante maior.

Algumas dicas de alimentos ricos em nutrientes específicos que podem nos ajudar: oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc), vegetais e frutas variados, mas os ricos em betacarotenos, vitamina C, potássio, zinco e outros não devem ser esquecidos.

É claro que as proteínas são sempre necessárias. Aí entram as carnes (de preferências as mais magras), ovos, leite e derivados, além das proteínas de origem vegetal, como soja, por exemplo. Só mais uma coisinha, cuidado com os molhos, às vezes são muito gordurosos ou salgados. Ah, bem lembrado, não vai abusar do sal nem do açúcar, está bem?

Humm, acho que agora está tudo bem. Vamos lá curtir o verão, sem exageros de comida e de sol, passando bastante protetor solar e sem dietas malucas para emagrecer, aquelas do tipo ficar sem comer, sabe?

Maria Alice Maciel      –      Nutricionista

  • A foto que ilustra a matéria foi tirada na bela Porto Belo – SC.
Orlando Baumel
Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.