Mantendo a tradição.

No último dia de minha rápida estada em Paranaguá, fui conhecer a Casa do Barreado.

Uma feliz indicação de nossa leitora Tatiana, parnanguara convicta. Por incrível que pareça, no hotel que fiquei ninguém indicou o restaurante, mesmo estando a uma quadra de distância. Uma falha, pois é um restaurante imperdível em Paranaguá.

Uma casa espaçosa e muito agradável, com as mesas na varanda e no jardim. Cenário perfeito para um dos melhores barreados que já comi, o primeiro em Paranaguá. O restaurante é comandado pela proprietária Norma Santos Freitas, localizado em sua casa, uma bela iniciativa.

Feito de maneira tradicional, com a panela “barreada” cozinhando lentamente por uma noite inteira, servido em um buffet, acompanhado de arroz, farinha e banana. Como aperitivo, uma porção de aipim frito, crocante e sequinho e cachaças artesanais, feitas na região. O cliente escolhe se quer montar seu prato sozinho ou que o garçon o faça.

O preço é por pessoa, com sobremesas incluídas. Uma variedade grande de doces caseiros são servidos em um buffet à parte. Uma delícia para completar este passeio gastronômico por um dos cardápios mais tradicionais do Paraná.

A Casa do Barreado é um restaurante para ser visitado por todas as pessoas que forem até Paranaguá. O cuidado no trato com este prato tão tradicional é visível quando conhecemos  a Dona Norma. É uma casa que os parnanguaras devem sentir orgulho, como a Tatiana. Não importa onde o Barreado foi criado, se em Antonina, Morretes ou Paranaguá, o que importa são as pessoas que mantém esta tradição com o carinho que merece.

A CASA DO BARREADO

Rua José Antônio da Cruz, 78

Ponta do Caju

Paranaguá    –    PR

A casa atende aos finais de semana. Durante a semana, somente com reserva antecipada.

Tels.: (41) 3423 1830

(41) 3423 3935


Exibir mapa ampliado

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 5 comentários

  1. Tatiana

    Estou muito feliz que gostaste de minha indicação!!! E surpresa que no hotel não lhe recomendaram, é ao lado!!!
    Realmente a Norma faz um barreado divino, mantendo a receita e o modo de preparo tradicional. Para mim é o melhor!

    Morei em paranaguá até os 16 anos (e até hoje a minha família mora lá) e tem 2 comidas que tem lugar cativo no meu coração (e estômago!): Barreado (da Norma) e Carangueijo que vem frequinho do mangue para panela!

    Parabéns pelo blog!

    Abraços

  2. Ivanildo Soares da Silva

    Excelente matéria Orlando. Se os nossos hotéis não divulgam, porque concorrem com eles temos que utilizar os meios de comunicação para fazê-los. Parabéns.

  3. Dartagnanf

    Não é só Barreado que a Norma é expert e sim todos os produtos do mar TAMBÉM.
    A mesa de doces e compotas é fantástica.
    Experimentem o peixe assado (inteiro) e podem programar a volta. Imperdível!

  4. Ivanildo Soares da Silva

    Não existe no Litoral Paranaense melhor barreado a ser servido. Primeiro: Tem dias especiais para a degustação. Segundo: Se for um evento agende a reunião. Terceiro: é um ambiente totalmente familiar. Aproveite e faça uma visita. Agende-se

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.