Um pão – por Angelica.

O OBA traz hoje uma linda colaboração de minha amiga Angelica Brasil.

Quem já visitou meu blog sabe que tenho uma filha de 3 anos alérgica a leite de vaca e soja. Por conta disso, muita coisa mudou na minha cozinha. Muita conversa em redes sociais e muita pesquisa a fim de descobrir os substitutos do leite e da soja nas mais variadas receitas.

Uma das primeiras coisas que descobri é que não existe pão sem leite e/ou sem traços de leite. Por isso, comecei a fazer pães em casa de maneira artesanal. Alguns meses depois, comprei uma panificadora para fazer o trabalho da sova e hoje tenho feito pães realmente deliciosos, fofos, macios e bem aerados.

Não sou muito fã de pão doce, prefiro os salgados, mas faz tempo que eu estava com vontade de fazer um pão recheado com chocolate. Existe uma marca de chocolate em barra sem leite e sem soja, mas eu não o tinha em casa. Além disso, faz tempo que venho tentando fazer um brigadeiro sem obter sucesso.

Para a massa, fiz umas modificações numa receita de pão doce que tenho aqui e o transformei num pão de amendoim. Para o recheio, fiz um brigadeiro de amendoim também a partir de uma receita do Instituto Girassol (http://www.girassolinstituto.org.br/home/default.asp).

Para a massa:

Ingredientes:

1 copo de leite de coco caseiro batido com 1 ovo (coloque o ovo no copo e complete com o leite de coco).

3 colheres de sopa de margarina sem leite e sem soja

1/2 copo de açúcar

1/2 colher de chá de sal

1 copo de aveia em flocos finos

1 colher de chá de canela em pó

2 copos de farinha de trigo branca para pães

1copo de farinha de trigo integral média

1/2 copo de amendoim torrado e moído

2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo

Modo de fazer:

Eu, como sempre tenho feito, usei o programa de pão francês para sovar, descansar 40 minutos e sovar de novo. Retirei a massa da máquina, dividi em duas partes, abri com o rolo, acrescentei o brigadeiro de amendoim, joguei amendoim picadinho por cima e enrolei como um rocambole.

Levei os dois pães para seu sagrado descanso final de mais 50 minutos dentro do forno desligado. (Pães precisam crescer em lugares quentinhos, né?)  Em seguida, pincelei com 1 gema misturada com 1 colher de sopa de água e assei em forno médio por 25 minutos.

Para o recheio:

Brigadeiro de amendoim

Ingredientes:

200 ml de leite de coco caseiro

1/2 xícara de açúcar cristal

4 colheres de sopa de chocolate em pó sem leite e sem soja

1 e 1/2 colheres de sopa de óleo vegetal

1/2 xícara de amendoim torrado e moído

6 colheres de café de CMC

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio. É bom utilizar um fouet no começo para obter uma mistura bem homogênea. Quando engrossar, abaixe o fogo, continue mexendo até obter o ponto de brigadeiro.

Bom apetite! No meu blog, o Comidinha da Mamãe (www.acomidinhadamamae.blogspot.com) você encontra mais receitas de pães e receitas sem leite de vaca e sem soja.

Um abraço e até a próxima!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. Beatriz Francisco

    Se for igual os outros pães que Angelica faz, é maravilhoso!! Se bem que ela disse que os pães que faz atualmente são muuuuito melhores ;o)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.