A Sopa do Leão!

dsc00998

Paulo Leão Veloso foi diplomata. Atuou em diversos países e quando representou o Brasil na França, teve contato com um prato típico da região do Mediterrâneo: a Bouillabaisse! Sopa feita pelos pescadores do Porto de Marselha, geralmente com peixes menos nobres, que não tinham muito valor comercial… Voltando ao Brasil, resolveu introduzir a receita por aqui e. como devia ser muito modesto, a batizou com seu nome. Com algumas mudanças começou a desenvolver a receita utilizando a cabeça de Cherne e Camarões para o Caldo. Foi no Restaurante do Rodriguez, no Rio de Janeiro, que a sopa tomou forma. A maneira de preparo é quase idêntica a da Boillabaisse.. ficando de fora o Açafrão.. talvez por motivos econômicos, sabe-se lá…Aqui é normalmente servida com peixe, camarões, mariscos, lula e polvo, mas a receita varia conforme a disponibidade de cada ingrediente. Hoje estive na Petiscaria do Victor e resolvi comer uma Leão Veloso! Então, virou motivo da postagem de hoje, inclusive com a foto! De preparo não tão simples assim, mas que vale a pena testar! Deliciosa!! Segue a receita, ou uma das variações!

Confira a receita da Sopa Leão Veloso 

Ingredientes: 

500 g de camarões pequenos 
1kg de mexilhões com as conchas 
1 peixe inteiro (garoupa ou badejo) com cerca de 2kg 
1 amarrado de salsa, coentro, cebolinha verde e 1 folha de louro 
3 dentes de alho 
Meia colher (chá) de coentro em grãos 
1 xícara (60g)de cheiro-verde (salsa e cebolinha verde) picado 
2 xícaras (400g) de tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados 
pimenta-de-cheiro a gosto 
4 colheres (sopa) (60ml) de azeite de oliva 
3 xícaras (500g) de carne de siri 
3 xícaras (500g) de carne de lagosta 
pimenta do reino a gosto. 

Confecção: 

Lave cuidadosamente os camarões e os mexilhões, reserve. 

Retire a cabeça do peixe e coloque-a em um caldeirão, cubra com cerca de 5 litros de água fria, tempere com sal a gosto, leve ao fogo alto e deixe ferver. Junte o amarrado de ervas, tampe o caldeirão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 hora e meia. 

Elimine a cabeça do peixe e o amarrado de ervas e coe o caldo em uma peneira. Leve o caldo novamente ao fogo. Coloque os camarões em uma cesta de arame para frituras , mergulhe-os no caldo e cozinhe somente até ficarem rosados. Retire do caldo, elimine as cascas, limpe e reserve. Faça o mesmo com os mexilhões, mergulhe-os no caldo somente até que se abram as conchas. Remova-os das conchas e reserve. Mantenha o caldo em fogo alto. 

Enquanto isso, amasse o alho com os grãos de coentro e 1 colher (chá) de sal até formar uma pasta. Acrescente ao caldo, junte o cheiro-verde picado, o tomate e tempere com a pimenta-de-cheiro a gosto. 

Deixe ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe até os tomates ficarem macios. Enquanto isso, corte o peixe em postas e tempere-as com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque o azeite em uma panela e aqueça em fogo médio. Junte as postas de peixe e frite (3 de cada vez) até ficarem douradas. Tire do fogo e elimine a pele e a espinha. 

Desfie a carne do peixe e acrescente ao caldo junto com as carnes de siri e de lagosta, os camarões e os mexilhões. Acrescente um pouco de água a panela onde foi frito o peixe e deixe ferver mexendo com uma colher de pau. Junte ao caldo, misture, verifique o tempero e acrescente mais sal se achar necessário, e deixe ferver. Tire do fogo, passe para uma sopeira e sirva imediatamente acompanhado de torradinhas em quadradinhos pequenos. 

Fonte: Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal 
Colaboração de Neiva Panicacci 
Secção “Receitas Internacionais – Brasil”

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.