Vinhos – por Luis Felipe de Moraes

download-6

Vinhos de Personalidade

Olá pessoal.

 Hoje gostaria de tratar com vocês sobre vinhos da África do Sul e da Nova Zelândia. Esses dois países, quase nunca lembrados quando falamos de vinho possuem sim uma bela e próspera indústria vitivinola. E é interessante notar que os vinhos na África do Sul, por exemplo,  já tem mais de trezentos anos de história.

 A  África do Sul tem como símbolo os vinhos elaborados com a uva Pinotage, um cruzamento das uvas Pinot Noir e Hermitage, que gera vinhos de grande intensidade aromática, bom corpo, cor intensa e bom potencial para guarda, por exemplo o Glen Carlou Pinotage. Mas nem só de Pinotage vive a África do Sul. Lá temos também ótimos Cabernet Sauvignon e bons Merlots e até algumas vinícolas que se inspiram muito na região do rio Rhône e copiam as fórmulas de assemblage que lá temos, por exemplo, o vinho Goat Roti da Fairview Goats reproduz o famoso corte Syrah, Mouvèdre e Grenache tão comum no Rhône ou ainda cortes que lembrem a Bordeux como o vinho Kadette tendo as uvas Pinotage juntamente com a Cabernet Sauvignon e a Merlot. Os tintos em geral tem estilo forte, com toques herbáceos ou que lebrem as propriedades rurais da região, personalidade é o que não falta aos tintos da África do Sul.

Já os brancos tem estilos bem variados como por exemplo o bom Porcupine Ridge Sauvignon Blanc, herbáceo e afiado ou vinhos brancos baseados na uva Viognier, que possuem uma untuosidade magnífica e muita fruta branca.

download-61

A Nova Zelândia, famosa pelo seus kiwis, tem muito mais do que isso a apresentar. Hoje possui áreas de cultivo de videiras bem demarcadas onde estão distribuídas entre suas principais ilhas principalmente a Sauvignon Blanc e a Pinot Noir. Os mais famosos são os Sauvignon Blanc bem vigorosos e vibrantes e também temos ótimos chardonnays com com corpo e muita elegância, por exemplo o Cloudy Bay Chardonnay, potente, encorpado mas com uma elegância marcante. Temos com exemplo do Sauvignon Blanc o vinho Sileni Sauvignon Blanc, muito frutado de corpo médio é um achado entre os brancos do país.

 

Temos também bons tintos elaborados com a Pinot Noir, onde geram vinhos de extrema delicadeza e elegância que normamente lembram folhas secas, terra úmida e frutas secas. Tem um estilo bem Bourgogne  de ser.  Exemplo de Pinot Neo Zelandes: Dry River Pinot Noir.

 

A Nova Zelândia também produz vinho com a Cabernet Sauvignon e a Merlot que apesar de não alcançar o nível de qualidade que a Pinot Noir alcança no país tem mostrado que podem ter um futuro muito brilhante naquelas terras.

 

            Bom pessoal aguardo vocês na semana que vem.

 

Pergunte ao Sommelier: sommelier.felipe@yahoo.com.br

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 0 comentários

  1. Superb blog post, I have book marked this internet site so ideally I’ll see much more on this subject in the foreseeable future!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.