Beterrabas no forno com Molho Balsâmico.
O Oba apresenta hoje uma guarnição para colorir seu prato.
Beterrabas são deliciosas. A textura suave e o sabor doce complementam perfeitamente muitos pratos. O colorido embeleza e dá vida a qualquer receita.
Muita gente tem uma certa implicância com estas belas raízes. O principal motivo é o fato dela manchar tudo em sua volta, incluindo aí as mãos do cozinheiro.
Esta maneira de preparar beterrabas é a que considero a melhor. Assadas com casca, em uma cama de sal grosso e envoltas por papel alumínio. Este método preserva todo o sabor e a cor das beterrabas. Para descascá-las sem se manchar, adquira luvas fina de borracha (luvas cirúrgicas).
INGREDIENTES (4 pessoas, como acompanhamento)
5oo g de beterrabas (prefira as menores)
200 g de sal grosso
50 g de manteiga
4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 raminhos de algum tipo de erva (um que combine com o prato principal)
PREPARO
Pré-aqueça o forno em 180°. Lave e seque as beterrabas.
Sobre uma asssadeira, estenda uma folha de papel alumínio, deposite o sal e arrume as beterrabas em cima (1). Feche bem o papel, selando as pontas.
Leve ao forno e asse por 20 minutos, se as beterrabas forem bem pequenas, ou 40 minutos se forem maiores. Vá testando com um espeto até ficar macio. Retire e deixe amornar (2). Descasque e corte da maneira que preferir.
Aqueça uma frigideira e derreta a manteiga. Ao começar a espumar, adicione as beterrabas e a erva escolhida e cozinhe, mexendo sempre por 2 minutos, até a manteiga recobrir tudo. Junte o vinagre balsâmico e deixe reduzir à consistência de xarope (3). Sirva quente ou em temperatura ambiente.
Escolha a erva conforme o prato que irá servir. Esta guarnição é excelente com quase tudo. Aqui utilizei alecrim, perfeito para cordeiro ou porco. Mas tomilho, sálvia, estragão e outras ervas complementam muito bem o sabor. Uma outra sugestão é adicionar dois dentes de alho com casca no início do cozimento no forno (dentro do “pacote”).
Para dar um toque mais refinado, polvilhei Flor de Sal de Guèrande.
Amigo Orlando,
Eita! Essa época do ano é fogo! Por mais que eu me organize, quando me dou conta, estou no olho do furacão! Mas é preciso ver que não são só as festas que provocam isso, mas a conclusão das várias atividades realizadas, como por exemplo, o ano escolar dos filhos. Depois terei de passar aqui e atualizar a leitura.
Amo beterrabas e não estou nem aí para o fato de elas sujarem aquilo em que tocam! Mas nunca as tinha feito assim; bela receita!
Beijão, bom fim de semana e feliz Natal!
Orlando….adorei esta idéia com beterrabas. Vou fazer nos churrascos da praia!
Beijinhos
Wow! essas beterrabas estão literalmente suculentas, de dar água na boca mesmo!