Sábado com Alfredo di Roma.

Almoço de sábado para família, aqui no Oba.

Reunir familiares em torno da mesa em um almoço de sábado é um dos prazeres que a vida pode nos proporcionar. Uma massa como prato principal é perfeito. Ainda mais quando seu preparo não exige malabarismos exacerbados.

Fettuccine  Alfredo di Roma é assim. Fácil, rápido e delicioso. O que te deixa tempo para colocar a conversa atrasada em dia.

Em 1910, Alfredo di Lelio inaugurou um pequeno Bistrô em Roma: O “L’Originale Alfredo di Roma Ristorante“!  A pequena casa logo agradou os fregueses habituais, pela qualidade de sua comida! Porém, um fato iria marcar para sempre a história do pequeno restaurante e colocá-lo dentro da história da Gastronomia mundial.

Quando Inês, esposa de Di Lelio, deu a luz ao seu primogênito, este preocupado com a falta de apetite da esposa, cozinhou Fettuccine e serviu apenas com Manteiga e Parmeggianno ralado. Pronto, estava criado um dos molhos mais famosos para macarrão de todos os tempos. Logo incorporado ao cardápio do Bistrô, o prato começou a ganhar fama.

O auge ocorreu quando Mary Pickford e  Douglas Fairbanks, estrelas do Cinema mudo, em Lua de Mel em Roma, encantados com o prato, presentearam a casa com um garfo e uma colher de ouro. Até hoje é privilégio de quem janta no Alfredo, em Roma, o mais idoso na mesa utilizar os talheres em ouro.

INGREDIENTES   (4 pessoas)

500 g da Fettuccine

100 g da manteiga de ótima qualidade

150 g de queijo Parmegiano-Reggiano ralado na hora

300 ml de creme de leite fresco (nata)

3 colheres (sopa)  de salsinha picada (opcional)

PREPARO

Cozinhe a massa em uma panela grande, com um fio de azeite e um punhado de sal. Escorra e reserve.

Em uma frigideira que caiba a massa, derreta a manteiga. Adicione o creme de leite e deixe cozinhar, sem ferver. Junte o queijo e cozinhe mais uns instantes em fogo lento. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto.

Coloque a massa. Mescle tudo muito bem. Junte a salsa picada e sirva imediatamente.


E sirva  na frigideira mesmo…com ou sem acompanhamento. O Alfredo basta por si.

Fica a sugestão do Oba.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Marly

    Olá e bom dia, Orlando,

    Massinha simples e saborosa, não? Aliás, a combinação das massas com molhos nos quais entram creme de leite resultam deliciosas!
    Beijão e boa semana!

  2. Carol

    Orlando, estava muuuuuuuuuuuuuuuuuito bom! Muito bom mesmo. E concordo com você, o Alfredo se basta!
    Obrigada!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.