Irish Coffee!
O Oba traz hoje um cafézinho turbinado: Irish Coffee!
Irish coffee (ou café irlandês) é uma bebida a base de café, uísque irlandês, açúcar e chantilly.
O drinque foi inventado no porto de Foynes por seu chef Joseph Sheridan na década de 1940 (Foynes foi o precursor do aeroporto de Shannon no oeste da Irlanda). A bebida servia para aquecer os passageiros dos flying boats que chegavam da América do Norte pelo Atlântico.
Segundo a lenda, sua criação se deu em um dia no qual um vôo partindo de Foynes teve que voltar devido às péssimas condições climáticas, e o restaurante foi avisado para ter comidas e bebidas prontas para o retorno. Sheridan tinha café pronto e resolveu adicionar algo para estimular os passageiros – uma quantidade pequena de uísque. Um passageiro estadunidense perguntou “Isto é café brasileiro?” ao qual Joe respondeu, “Não, é café irlandês!”
Desde então, diferentes versões da bebida surgiram, como o kentucky coffee que substitui o uísque irlandês por uísque bourbon. Outra variação comum consiste em adicionar Baileys ao invés do uísque.
O café deve ser preparado normalmente, de preferência usando-se uma prensa francesa (french press ou cafetière);
O uísque e o açúcar são adicionados e misturados com o café. O açúcar ajuda a evitar que o creme se misture às bases, quando utilizado no lugar do chantilly;
Um pouco de chantilly é colocado por cima — usa-se a parte posterior de uma colher para evitar a mistura quando substituído por creme com consistência mais líqüida.
O chantilly (ou o creme) deve permanecer como uma fase distinta do corpo da bebida, com uma aparência semelhante ao de uma cerveja Guinness.
(Fonte: Wikipedia)
INGREDIENTES
1 xícara (chá) de café bem forte e sem açucar
40 ml de whisky irlandes
1 colher (chá) de açucar mascavo
Chantilly para cobrir (usei em sifão ISI)
Café moído e pau-de-canela para decoração
PREPARO
Aqueça uma caneca própria para Irish Coffee em água quente. Misture nela o café, o whisky e o açucar. Cubra com o chantilly. Decore com o café moído e o pau-de-canela. Sirva bem quente.
Fica a sugestão bacana do Oba!
Aaafe, Orlando,
Tua cozinha tá ativa demais homi, e dela só saem coisas boas!Eu, que só posso entrar na Net quando dá, tive de ler agora três post. Aquela sopa de feijão branco parece ser uma “diliça”.
O blog da Cherry… dispensa comentários e esse café irlandês me lembrou uma época em que eu me metia a fazê-lo (com Baileys)!
Hummmm….um desses aí com pimenta…aaaaai…tdo de bom…o visual é show…Parabéns!!!
Ahhhh, é esse aí que eu estou querendo, mas como não gosto de café, eu quero com chocolate, ja experimentei, há tempos atrás, é muito bom.
A primeira vez que experimentei o Irish Coffe foi numa livraria aqui do Rio. Fiquei apaixonado pela bebida. Sempre quis fazer em casa, e acho que agora eu consigo. Talvez não fique tão bonito quanto o seu neh hehehe….mas já vale alguma coisa.