Tequila é o combustível para as festas e comemorações entre amigos. Consumida na maioria das vezes como shot com sal e limão, a bebida sempre faz sucesso por onde passa. Esse destilado é muito versátil e muitas de suas peculiaridades o público ainda não conhece. Conversamos com Leonardo Brettas, gerente comercial da America Latina e Caribe de 1800 Tequila, que nos contou todas as curiosidades sobre universo da tequila.

Blanco, Reposado, Añejo e Extra Añejo, sim! Ainda estamos falando de tequila

Existem dois tipos do destilado – tequila (mistura de blends de açúcares neutros e açúcar proveniente do agave azul) e tequila 100% agave (como o nome já diz, é proveniente apenas do açúcar do agave azul). Dentre esses dois tipos há as categorias, Blanco / Silver – não é envelhecida e pode descansar por no máximo 2 meses -, Reposado – é envelhecida no barril de carvalho de 2 meses a 1 ano -, Añejo – envelhecida no barril de carvalho de 1 a 3 anos -, e Extra Añejo ­– envelhecida mais de 3 anos­-. No Brasil o tipo mais conhecido e consumido é o reposado.

Vida além do shot!

Não é errado beber a tequila como shot, porém existem diversas formas de apreciar o destilado. Na coquetelaria ela é muito versátil, e dá o toque especial a drinks como Margarita, Paloma, Maria Sangrenta, Old Fashioned, dentre outros. No México, é muito comum que a Tequila seja degustada como acompanhamento de outras bebidas, como por exemplo, a cerveja, ou também, on the rocks, com uma fatia ou casca de limão, forma também muito apreciada nos Estados Unidos.

Temperatura ambiente?!

Nos bares e casas noturnas brasileiras a tequila em shot é sempre servida em temperatura ambiente, porém essa não é a melhor maneira. “O shot deve ser bem gelado, dessa forma o sabor fica mais agradável, refrescante e melhor, além de diminuir a sensação do gosto etílico” comenta Leonardo.

Splash na tequila?!

O “splash” é uma técnica muito usada para os destilados. Ao pingar algumas gotinhas de água no copo o aroma da bebida se abre fazendo com que fique mais aparente cada nota que o destilado possui. Não é errado usar essa técnica com a tequila também, no entanto o mais recomendado é experimentar com outra bebida cítrica, pois deixa o sabor mais suave.

Tequila pode ser fabricada no Brasil?

Mito!  Tequila para ser reconhecida como tal, precisa ser fabricada no México em uma área demarcada com denominação de origem controlada. O estado de Jalisco é o principal produtor da bebida no país, pois é lá que se encontra a maior produção de agave azul.

Tequila para curar a gripe?

No México existem várias lendas sobre o porquê da tequila ser bebida com limão e sal, porém a mais conhecida delas é a de que houve uma epidemia muito forte de gripe no país e os médicos passaram a receitar a bebida com limão e sal para curar a doença.

Tequila e Mezcal, tudo igual?

Muita gente confunde a tequila com o mezcal, mas cada um tem suas características. “Diferente da tequila que só é produzida com agave azul, o mezcal tem em sua composição um blend com vários tipos de agaves. A preparação dos dois também são distintas, já que o agave de tequila é cozido no vapor e do mezcal é assado, característica que proporciona o sabor defumado dele. Assim como a tequila, o mezcal também é de denominação de origem e só pode ser produzido em alguns estados demarcados no México. Outra características que difere os dois destilados é que o Mezcal é destilado apenas uma vez e a tequila duas vezes” afirma Leonardo.

Sobre 1800 Tequila

Elaborada para agradar paladares exigentes, 1800 é produzida 100% de agave azul. Nativa de Jalisco, onde o solo vulcânico e o clima árido são perfeitos para seu desenvolvimento, é a matéria-prima utilizada na produção da verdadeira tequila. O design das garrafas também merece atenção especial. Em formato trapezoidal – único e icônico – que remete às seculares pirâmides Maias, encontradas em várias partes do território mexicano, elas são facilmente identificadas.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.