Hoje temos a participação da Mirella Borelli com um texto super legal sobre filmes Gastronômicos, aproveitem a seleção! (ideal pra quem quiser fugir da programação de carnaval da Tv aberta!)

Não é de hoje que a culinária se faz presente no Cinema. O universo da gastronomia já inspirou as mais variadas tramas nas telonas, frequentemente deixando de ser um mero coadjuvante para passar a ser um dos principais elementos de algum filme. Isso não ocorre a toa: É possível criar as mais diversas histórias ao redor do mundo da culinária e dos restaurantes, mostrando afinal que a gastronomia não está presente apenas nas cozinhas.

Confira a seguir dez das mais marcantes obras que se encaixam nessa categoria:

 

  1. tomates-verdes-fritosTomates Verdes Fritos (1991, EUA): Um dos mais famosos filmes a brincar com linhas do tempo alternativas, Tomates Verdes Fritos conta a história de mulheres no presente e no passado simultaneamente. Recebeu este título devido à uma receita trocada entre as personagens durante a película.

 

  1. chocolate2Chocolate (2000, EUA): Este filme conta a história de uma mãe solteira e batalhadora que resolve abrir uma loja de bombons caseiros com a filha para obter o seu sustento.

 

  1. julie_and_juliaJulie & Julia (2009, EUA): Protagonizado por ninguém menos que Meryl Streep no papel de Julia Child, trata-se de uma trama a respeito de uma mulher que se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto.

 

  1. fábrica_de_chocolateA Fantástica Fábrica de Chocolate (2005, EUA): Segunda adaptação para o cinema de um clássico da literatura que conquista fãs de todas as idades, o filme leva o espectador a conhecer o interior da fábrica dos deliciosos chocolates Wonka e a história intrigante que se passa por lá.

 

  1. comer rezar e amar2Comer, Rezar, Amar (2010, EUA): Protagonizado por Julia Roberts, a trama conta a trajetória de Elizabeth, que cansada das frustrações com seus relacionamentos, larga tudo para viajar pelo mundo, onde acaba descobrindo os prazeres da gastronomia na Itália.

 

  1. sem reservasSem Reservas (2007, EUA): Catherine Zeta-Jones vive Kate Armstrong, aclamada chef da cozinha de um conhecido restaurante de New York. Seu nível de exigência torna a convivência de Kate com seus companheiros difícil até que um auxiliar é contratado e coloca a seriedade da chef à prova.

 

  1. ratatouilleRatatouille (2007, EUA): Animação da Pixar que é muito admirada por adultos e crianças de todo o mundo, Ratatouille conta a curiosa história de Linguini, um desastrado cozinheiro de um típico restaurante em Paris que sonha em se tornar um Chef de sucesso e acaba contando com a inesperada ajuda de Remy, um ratinho que leva bastante jeito para a coisa e ajuda Linguini a chegar onde ele sempre sonhou. Este clássico, a propósito, está disponível para ser assistido online para os assinantes da NET.

 

  1. dieta_mediterrâneaDieta Mediterrânea (2008, Espanha): Este filme fala sobre Sofia, uma cozinheira de um grande restaurante que vive um dilema em sua vida amorosa e acaba tendo que decidir quem merece mais seu amor: Toni ou Frank — E a capacidade de um deles de fazer pratos irresistíveis conta bastante nessa decisão.

 

  1. estomago2Estômago (2007, Brasil): Já ouviu falar de um amor conquistado pela comida? Estômago trata da história de Raimundo, um nordestino que foi para a cidade grande em busca de uma vida com melhores condições e acabou tirando seu sustento trabalhando numa cozinha, onde descobriu seu talento e devido a ele acabou conhecendo uma prostituta, com quem passou a viver um romance.

 

  1. alimento da almaAlimento da Alma (1997, EUA): Um dos poucos filmes da lista que não se passa dentro de um restaurante, Alimento da Alma conta a história de uma família que tinha o costume de sempre se reunir para jantares com muita fartura aos domingos. O problema se inicia quando começam a haver discussões e brigas internas enquanto uns membros da família tentam fazer pratos melhores do que outros.

[puregallery]

Fonte: http://www.combomultinet.com

Carolina Figueiredo

Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.