Hoje, 31 de agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista. O OBA Gastronomia presta uma homenagem para estes profissionais que cada dia mais estão juntos conosco na cozinha.

PROFISSÃO NUTRICIONISTA.

Nutricionista é o profissional de saúde  que atua visando  a promoção e manutenção da saúde, prevenção de doenças e recuperação no caso da doença já instalada.

O primeiro curso de nutrição no Brasil surgiu em 1939, em São Paulo. A profissão foi regulamentada apenas em 1967 (CFN – Conselho Federal de Nutricionistas).

No Paraná o primeiro curso superior de nutrição foi criado em 1980, na UFPR. Devemos o início dessa história ao seu criador, Dr. Ledo de La Fayette Martins Maciel, médico nutrólogo e grande incentivador da profissão. Não é por ser meu pai, mas todos que o conheceram certamente concordam que ele sempre foi uma pessoa muito correta, ética e dedicada aos estudos, trabalho e família. Isso tudo influenciou diretamente na elaboração do curso e claro, na escolha da minha profissão.

A Resolução CFN nº 380, estabeleceu em 2005 as áreas de atuação do nutricionista que são:

1) Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN): Alimentação Escolar e Alimentação do Trabalhador.

2) Nutrição Clínica: hospitais, clínicas em geral, clínicas em hemodiálises, instituições de longa permanência para idosos e spas; ambulatórios; banco de leite humano (BLH); lactários/centrais de terapia nutricional; atendimento domiciliar.

3) Saúde Coletiva: políticas e programas institucionais; atenção básica em saúde; vigilância em saúde.

4) Docência: ensino, pesquisa e extensão (graduação e pós-graduação) e coordenação de cursos.

5) Indústria de Alimentos: desenvolvimento de produtos.

6) Nutrição em Esportes: clubes esportivos; academias e similares.

7) Marketing de Alimentos e Nutrição.

A profissão foi crescendo ao longo do tempo, tomando seu espaço e se concretizando, de forma que não se pode admitir  um hospital sem esse profissional, tanto para o atendimento clínico aos pacientes, como na unidade de alimentação, sem esquecer dos funcionários.

A alimentação dos atletas deve ser minuciosamente controlada, assim como a avaliação nutricional desses indivíduos que se dedicam ao esporte.

Pense na nutrição social: quantos programas, quantos projetos que sem esse profissional, não tem condições nem de serem elaborados; quanto ao atendimento nas unidades de saúde, não há palavras para descrever o quanto é importante. Imaginem a necessidade nutricional dos trabalhadores, é  fundamental que a alimentação seja de acordo com a atividade, procurando atingir as recomendações. E as crianças, idosos, gestantes…sem comentários.

Desenvolvimento de produtos alimentícios, cozinhas experimentais, testes sensoriais, rotulagem, alimentos funcionais, etc. Que abrangência, não é mesmo? Na área comercial, já houve quem perguntasse, o que um nutricionista faria. Agora, as empresas relacionadas percebem que o profissional nutricionista também pode participar da equipe de vendas, marketing, etc.

É claro que a docência é a base de tudo, os primeiros, passando conhecimento, influenciando os futuros profissionais, abrindo  as asas para poderem voar alto. E por aí vai, vamos ocupando nosso espaço e procurando novos.

Mesmo com toda essa evolução, ainda temos muito o que aprender, ainda temos muito a conquistar, essa batalha nunca acaba.

É isso aí, não me arrependo de ter escolhido uma profissão tão bonita, com tantos desafios, com tantos valores.

PARABÉNS A TODOS OS COLEGAS NUTRICIONISTAS! Vocês merecem todo reconhecimento, valorização e muito mais.

Dia 31 de outubro, dia do Profissional Nutricionista.

Maria Alice Maciel      Nutricionista

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.