Appellation d’origine contrôlée .
Você encontrará este selo em diversos produtos franceses.
Traduzido livremente como “nome de origem controlada”, o selo AOC é o reconhecimento oficial dado a determinados vinhos, queijos, manteigas, gado, aves e outros produtos agrícolas da França.
A certificação AOC é decidida por uma agência chamada Instituto Nacional de Nomes de Origem (Institut National des Apppellations d’Origine – INAO). Ela se certifica que os produtos são feitos seguindo determinados critérios, em uma rígida fiscalização.
O INAO assegura que os produtos obedeçam às seguintes diretrizes:
– O produto é sempre produzido da mesma maneira.
– O produto é sempre feito com ingredientes crus de uma região geográfica específica e envelhecido pela ação do tempo na mesma área.
– As características do produto são constantes e seguem padrões claramente definidos (tamanho, forma, peso, composição, cor, sabor, aroma, etc.).
O selo AOC foi desenvolvido nos anos 50. Muitos outros países seguiram o mesmo sistema. A Itália, por exemplo, instituiu o DOC (Denominazione di Origine Controllata, em 1963.
Alguns produtos franceses com AOC:
Queijos: Morbier, Camenbert de Normandie, Roquefort, Banon.
Outros: Lentilhas Le Puy, Poulet de Bresse (frango), Fleur de sel, Azeitonas pretas Nyons, Calvados.
Quando encontrar este selo em algum produto francês, seja vinho ou outro qualquer, esteja certo de estar na presença de um produto de qualidade superior. AOC na França é levado muito a sério.
Fonte: Chef Profissional – Instituto Americano de Culinária