Você sabe escolher a faca certa para cortar cada tipo de queijo?

Você sabia que há diferentes modelos de facas para cortar cada tipo de queijo?

A Tirolez indica a opção ideal, levando em consideração as formas, tamanhos e texturas dos queijos

Há diversos utensílios que podem ser usados para facilitar a rotina na cozinha, como: facas, raladores, tábuas, espátulas, entre outros. Você sabe quais são os melhores acessórios para cortar os tipos de queijos?

Para facilitar a sua vida, a Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do país, dá dicas importantes para a escolha do melhor modelo de faca para trabalhar com os diferentes tipos de queijos, levando em consideração formas, sabores e, principalmente, a textura.

As facas estão disponíveis em diversos modelos, com tamanhos e formatos variados. Por isso, é importante definir a opção ideal para o queijo escolhido.

Faca Patê: é ideal para queijos que não precisam ser cortados, como Cottage, Creme de Ricota, Creme de Minas Frescal e Requeijão

Faca Afiada: para cortar os queijos duros que são vendidos em pedaços menores, como o Parmesão, por exemplo, a sugestão é a faca afiada (você deve usar a ponta da faca para quebrar em lascas, que é o corte ideal para consumo deste tipo de queijo).

Faca Furada: como já diz o nome, possui furos para evitar que a fatia fique grudada. É utilizada para cortar queijos de massa cremosa, como a Mussarela (corte em fatias no formato do queijo), o Brie e o Camembert (faça fatias em triângulo do centro para fora).

Faca Tradição

Faca Tradição: indicada para fatiar queijos mais firmes e em peças menores. É ideal para os queijos tipo Gruyère, Emental ou Gouda.

Faca Fio

Faca Fio: para queijos como o Gorgonzola, a faca fio é a melhor opção por evitar o desperdício do alimento, que pode esfarelar quando não cortado de forma apropriada (deve ser dividido ao meio e cortado em triângulos grandes).

Faca Multiuso: Para quem não possui um kit de facas, recomenda-se o uso da faca multiuso, que pode ser utilizada em todos os tipos de queijos.

Para quem quiser investir num kit de facas para queijos excelente, deixamos aqui essa sugestão da MANUFAKT:

É um set  da marca LEGNOART de facas para queijos modelo LATTE VIVO em metal, que acompanha luxuosa caixa em madeira maciça. As peças, forjadas em aço japonês 420 e habilmente afiadas à mão, foram projetadas pelo designer italiano Enrico Albertini e no kit vem:  1 faca para queijo cremoso,  1 para queijo duro e  1 para queijo macio.

Gostou das sugestões? Agora, você pode montar uma tábua de queijos diversos, usando a faca ideal.

Como montar uma tábua de queijos.

Escolha, no mínimo, três opções com texturas e sabores diferentes. O Gorgonzola Tirolez, de sabor mais intenso e picante, pode ser acompanhado de uvas verdes e mel. O Gouda Tirolez, que é mais adocicado, fica excelente com damasco e nozes. Já o Parmesão Tirolez possui sabor marcante, textura quebradiça e, devido à presença dos cristais de tirosina que se acumulam durante a maturação, proporciona uma verdadeira explosão de sabor, podendo ser servido em lascas. Para evitar o desperdício, calcule, em média, 100g de queijo por convidado.

Carolina Figueiredo

Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu