Vocalista da banda Franz Ferdinand é apaixonado por gastronomia

bowl murraya
A beleza do vidro
15 de fevereiro de 2015
Gnocchi de Mandioquinha – Juslaine Gutierrez
18 de fevereiro de 2015
Mostrar todos
mordidas sonoras

mordidas sonoras

O escocês de origem grega Alex Kapranos é o vocalista da banda de rock Franz Ferdinand. Como todo bom músico, ele costuma rodar o mundo, realizando turnês com sua banda, já tocaram diversas vezes no Brasil inclusive, chegando a abrir os shows dos irlandeses do U2, em 2006, em São Paulo.

Alex Kapranos - Franz Ferdinand

Alex Kapranos – Franz Ferdinand

No entanto, o músico surpreende aos desavisados por sua paixão por gastronomia. Ele escreve, há mais de 10 anos, uma coluna no jornal inglês The Guardian sobre o tema. Já lançou um livro com uma coletânea destas crônicas, em 2007, contendo alguns escritos inéditos também.

Roqueiro tem uma imagem quase sempre estereotipada, há praticamente uma unanimidade de que tudo gira em torno de sexo, drogas e rock and roll. Uma associação imediata que acontece com o jogo do bicho no carnaval, por exemplo, que é sempre ligado às espetaculares escolas de samba cariocas. Por esta razão, o músico se destaca.

Com 4 CDs no currículo – apenas com a banda, já que costuma trabalhar com outros artistas, quando o grupo resolve ter pausas criativas – Kapranos só começou a ter sucesso na música mais tarde, o que fez com que tivesse experiências no mundo da culinária. Foi entregador de comida indiana, bartender e chefe de cozinha.

mordidas sonoras

mordidas sonoras

Suas crônicas são muito elogiadas, por mostrar um outro lado da vida de um músico na estrada. Ele gosta de experimentar os sabores locais, por onde anda, faz questão de comentar cada uma destas aventuras alimentícias e o Brasil não ficou de fora destes relatos.

Foi a uma churrascaria famosa, no Rio de Janeiro, e escreveu sobre suas experiências com picanhas, maminhas e corações de frango. Dos sorvetes de sabores únicos locais, como o de milho verde que: “tem pedacinhos de milho verde, partículas mastigáveis na massa muito amarela” e muitos outros detalhes.

Portugal, Argentina, vários países também contribuem com relatos bem escritos e divertidos, vindo de um escocês típico, com uma vida inusitada.

Print Friendly, PDF & Email
Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

1 Comentário

  1. Pedro Pereira disse:

    fui no show do Franz Ferdinand ano passado, gosto muito das músicas deles, sempre tenho um album no ipad, no PC ou celular, e certos momentos stressantes do dia a dia me acalma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: