Vinhos alentejanos em Portugal – Um novo olhar

Omelete de Serralha – PANC boa demais
29 de agosto de 2016
Salada no Pote
31 de agosto de 2016
Mostrar todos
Enoteca Cartuxa 6

Enoteca Cartuxa

O Alentejo, maior região de Portugal, é conhecido por muitas coisas: sua natureza e paisagens estonteantes, o rico patrimônio histórico, a gastronomia autêntica e, principalmente, os vinhos. Os vinhos alentejanos estão entre os melhores do mundo, e visitar este destino e não provar de sua produção é praticamente um pecado.

A Enoteca Cartuxa, inaugurada recentemente em Évora, a maior cidade da região, oferece uma experiência ímpar para quem quer conhecer não só os vinhos, mas também a gastronomia local.

Enoteca Cartuxa 9

Enoteca Cartuxa

Uma verdadeira biblioteca dos sabores alentejanos, a Enoteca serve em taça os famosos vinhos da conceituada Adega Cartuxa – quatro tintos e quatro brancos –, dando mais liberdade para harmonizá-los com os deliciosos petiscos oferecidos: tábuas de paio do lombo, bochechas de porco, pimentão da horta e cogumelos, além de bolachas, amêndoas e chocolates com recheio de vinho.

Além dos petiscos, também há pratos mais robustos, como a açorda de camarão. É um olhar contemporâneo sobre a culinária tradicional, idealizado pelo chef Vítor Sobral, que aposta em ervas aromáticas como tempero e sobremesas com menos açúcar.

Localizada no coração do centro histórico de Évora, próxima ao famoso templo romano e à Sé Catedral, a Enoteca é uma autêntica biblioteca gastronômica da região, que oferece aos turistas uma verdadeira aventura pelos sabores alentejanos.

Para completar, o espaço da loja vende queijos, mel, enchidos, ervas e os vinhos e azeites da Cartuxa. Assim, é possível levar um pouco do Alentejo para casa.

Adega Vila Santa de Joao Portugal Ramos  3

Adega Vila Santa de Joao Portugal Ramos

Há muitas outras maneiras de provar os vinhos alentejanos quando visitar a região. Na Vila Santa de João Portugal Ramos, por exemplo, além de ser possível provar os vinhos acompanhados de petiscos, você pode ser enólogo por um dia, fazer uma mistura de castas e criar seu próprio vinho! Na Quinta do Quetzal, o vinho é associado à arte. Participe das provas no delicioso restaurante, mas não deixe de passar no Centro de Arte, com mostras de arte contemporânea. Outra opção é a Herdade de São Miguel, com seus vinhos premiados e uma atenção especial ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Adega Vila Santa de Joao Portugal Ramos 1

Adega Vila Santa de Joao Portugal Ramos

 

Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.