Uma realidade brasileira: Desperdício

Tortinha de Batata, Presunto e Ovo
15 de agosto de 2013
balança perfect portions
Tecnologia e Precisão – Balanças
18 de agosto de 2013
Mostrar todos

1/3 da população passa fome

Hoje é o dia mundial do alimento, e muito tem se falado sobre alimentação, mas poucas são as atitudes que irão gerar o que mais necessitamos no mundo: mais alimentos para um número maior de pessoas. Hoje sabemos que a maior concentração de alimentos no mundo é destinada a uma das menores concentrações de pessoas. A proporção é totalmente inversa e além disso, temos um grande vilão: o desperdício.

Antes de continuar a falar sobre isso, vou propor que assistam um vídeo, ele é curto mas muito interessante, vale a pena:

Sim, uma opção é você se servir somente do que consegue comer, mas ainda teremos pessoas com fome, não é mesmo?  Um projeto na internet visa reunir as duas coisas, você comer o que precisa e as pessoas que passam fome receber seu alimento.

1/3 da população passa fome

1/3 da população passa fome. Fonte: Projeto Satisfeito

O Projeto Satisfeito oferece a possibilidade de você reduzir em um terço a quantidade do seu prato, pelo mesmo valor do prato tradicional. O que o restaurante economiza ao fazer o seu prato com uma quantidade menor de alimentos, ele repassa para o projeto, que consegue alimentar muitas pessoas com sua colaboração. Este projeto está ativo a princípio em São Paulo, mas qualquer Restaurante pode fazer parte do projeto, basta se inscrever. Quanto mais estabelecimentos, melhor! Torcemos pelo crescimento dessa iniciativa.

Outro projeto que permite sua participação de diversas formas é o Banco de Alimentos, nele é possível participar com doações, com voluntariado, entre outras opções.  Tem até uma lojinha, com produtos bacanas, que além de bonitos e funcionais, ajudam a divulgar a luta contra o desperdício. O projeto também tem ações educativas e profiláticas. Visite o site, conheça o projeto e saiba como participar.

O importante é ter um consumo consciente, aproveitar ao máximo os alimentos e lembrar que o que sobra para você pode estar fazendo falta para alguém. Conheçam estes e outros projetos, tome uma atitude e participe! Nós, por aqui, estamos sempre sugerindo formas de aproveitar ingredientes que sobraram de outros preparos, uma dica simples mas que já ajuda a diminuir a quantidade de produtos que são desperdiçados.

Print Friendly, PDF & Email
Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.